MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 21 mar. 2018

Dados sobre comissionados estão desatualizados

por Leonardo Moreno

A Prefeitura de Marília não atualiza desde outubro de 2017 as informações sobre cargos comissionados no Portal da Transparência e desrespeita a legislação municipal sobre o tema, que prevê divulgação de dados em tempo real.

O Portal da Transparência do município foi oficializado por lei municipal de 2010. No ano passado, um projeto de lei incluiu a obrigação da administração divulgar dados sobre os cargos ocupados por indicação política.

A lei que pretendia aperfeiçoar o mecanismo de transparência foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 11 de setembro, após sanção do prefeito Daniel Alonso (PSDB).

Após muita cobrança, a Prefeitura finalmente publicou a relação de cargos com nome de seus ocupantes e mais detalhes exigidos na legislação, como escolaridade, local e horário de trabalho, referência salarial, entre outras informações.

O problema é que desde 31 de outubro, um mês e 20 dias após a obrigatoriedade passar a valer, não foram feitas mais atualizações da relação. Nesta quarta-feira (21) completaram-se 141 dias sem atualização.

Só em 2018 já foram feitas várias mudanças nos cargos comissionados e a Prefeitura enfrenta polêmicas sobre o tema.

Outra área do Portal da Transparência que está desatualizada, mas desde 31 de janeiro, é a relação de imóveis alugados pela Prefeitura, que já foi alvo de questionamentos do Marília Notícia.

A bandeira da transparência no setor público era uma das levantadas pelo atual prefeito durante sua campanha eleitoral.

Também existe Lei Federal que obriga desde 2010 os municípios a disponibilizarem “em meio eletrônico e em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira de suas receitas e despesas”, como lembra a Controladoria Geral da União em sua cartilha para implantação de portais da transparência.

Outro lado

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura para comentar o problema e após os questionamentos, às 16h14, desta quarta-feira foi dada a informação de que os dados sobre os cargos comissionados haviam sido atualizados.

Sobre os prédios alugados a diretoria de Tecnologia da Informação solicitou a relação de imóveis ao setor competente e a atualização será feita assim que “todos os trâmites relacionados à gestão dos contratos estiverem finalizados”.

 

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem é encontrado morto próximo à pista de skate em Marília
  • 2
    Neto esfaqueia avô de 86 anos na zona sul de Marília
  • 3
    Família de jovem morto em rodeio reage com indignação ao adiamento do júri
  • 4
    Muralha Paulista identifica procurada e PM retira mulher do recinto de rodeio

Escolhas do editor

ENERGIA ELÉTRICA
Conta de luz dispara em Marília após nova cobrança da iluminação públicaConta de luz dispara em Marília após nova cobrança da iluminação pública
Conta de luz dispara em Marília após nova cobrança da iluminação pública
POLÍTICA
Agenda em Marília une discurso social e projeção política de Aline TeixeiraAgenda em Marília une discurso social e projeção política de Aline Teixeira
Agenda em Marília une discurso social e projeção política de Aline Teixeira
AVIAÇÃO
Rede Voa descarta obras de expansão do aeroporto de MaríliaRede Voa descarta obras de expansão do aeroporto de Marília
Rede Voa descarta obras de expansão do aeroporto de Marília
COSTA E SILVA
Neto esfaqueia avô de 86 anos na zona sul de MaríliaNeto esfaqueia avô de 86 anos na zona sul de Marília
Neto esfaqueia avô de 86 anos na zona sul de Marília

Últimas notícias

MN TV: Marília pode ter mínima entre 6 e 9 graus na próxima semana
Homem é encontrado morto próximo à pista de skate em Marília
Família de jovem morto em rodeio reage com indignação ao adiamento do júri
Crimes sexuais disparam e homicídios dobram em Marília no início de 2026

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie