Desde 2014, mais de 29000 artigos.
,/2018

Curso de odontologia completa 40 anos na Unimar

Cidade
08 de outubro de 2018

Professora Bia em lançamento do livro que conta toda a história da Unimar. (Foto: Marília Notícia)

A solenidade em comemoração aos 40 anos do curso de odontologia da Unimar foi realizada na noite da última sexta-feira (5), com lançamento de livros sobre a história da universidade no auditório do Campus.

O evento reuniu funcionários, alunos, professores, coordenadores e a reitoria, que participaram da história do curso, reconhecido como um dos melhores do país pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, os investimentos para o curso se manter em alto nível continuam e a especialização está próxima de se tornar realidade.

“O início foi uma luta e conseguimos vencer essa batalha. Na época não existiam faculdades no Interior. Foi difícil convencer o Conselho de Educação a instalar o curso de odontologia em Marília. Os cursos da área da saúde são caros, existe muita dificuldade para arrumar mestres e doutores, é necessário investir muito em laboratório. Hoje continuamos investindo e trabalhando para voltar o mestrado e doutorado em odonto com os professores da casa. Todos são mestres e doutores com publicações necessárias para isso”, explicou.

A coordenadora do curso de odontologia da Unimar, a professora Beatriz Flávia de Moraes Trazzi, revela que o momento é de crescimento para o departamento.

“É muito satisfatório ser coordenadora do curso que acaba de completar 40 anos. Minha mãe [Maria Beatriz de Barros Maroaes Trazzi] tem uma história maravilhosa a frente do curso e eu praticamente nasci na Unimar.  Estamos em um momento de investimento no curso. Temos 13 docentes formados na casa, construções de novas clínicas e compra de equipamentos de ponta. Os professores se sentem valorizados e os alunos formados estão totalmente prontos para o mercado de trabalho”, concluiu.

A pró-reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, também esteve presente e destacou os 60 anos completados neste ano pela Unimar.

“Além dos 40 anos do curso de odontologia, também são 60 anos de história da Unimar acompanhados de tradição, inovação e conquistas em diferentes segmentos. Cada dia com mais novidades. Hoje estamos lançando duas obras importantes, o livro da professora Bia que conta a história da universidade e o manual do professor Rogério Buchain, ex-aluno da Unimar que volta como professor”.

Livros lançados durante a cerimonia comemorativa de 40 anos do curso de odontologia da Unimar. (Foto: Marília Notícia)

Lançamento 

A professora Maria Beatriz de Barros Maroaes Trazzi, Bia como é conhecida, lançou o livro “Memórias da Associação de Ensino de Marília” e ainda fez dedicatórias nas edições para o público presente no auditório.

A obra trata sobre a trajetória da instituição antes de se tornar a Unimar. Durante a apresentação do livro, a professora Bia relembrou célebres momentos de sua carreira e decisões cruciais do reitor Márcio Serva para tornar a Unimar polo em educação no país.

“Começamos hoje onde é o Tenda Hotel, passamos pelo prédio do Interação e viemos para cá onde foi criada a Unimar. Eu não acredito em uma memória extensa, o grafite por mais leve que seja é mais forte do que a memória. Por onde passei, eu sempre escrevi. Eu estive dez meses na biblioteca escrevendo e reunindo o acervo desde à década de 70 para a montagem do livro”.

O professor Rogério Buchain também falou sobre o livro “Manual de Anatomia Odontológica”, escrito em parceria com o professor João Paulo Mardegan Issa,  e sobre seu retorno para a Unimar.

“O livro não é somente para alunos de graduação. O livro trata de capítulos aplicados para especialidades odontológicas. É uma obra ímpar. Nenhum outro livro na área no país fala sobre isso”, analisa.

“Nós estamos com um projeto de um programa de pós-graduação na área de mestrado e doutorado na Unimar. Estamos aguardando com expectativa. Temos um corpo docente qualificado. Todos tem publicações em revista de alto fator de impacto em todo mundo”, complementou.

(Foto: Marília Notícia)

(Foto: Marília Notícia)

(Foto: Marília Notícia)

(Foto: Marília Notícia)

(Foto: Marília Notícia)