Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Corpus Christi reúne fiéis de Marília e clama por conscientização

Cidade
16 de junho de 2022

Procissão de Corpus Christi percorrerá as ruas de Marília nesta quinta (Foto: Érica Montilha/Diocese de Marília)

A celebração de Corpus Christi, expressão pública da fé católica na Eucaristia, ocorrerá nesta quinta-feira (16), no estádio municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal, em Marília. Com início às 16h e presidência do bispo diocesano Luiz Antonio Cipolini, a missa única vai contar com a presença dos padres e fiéis das 19 paróquias da cidade.

Com o tema “Eucaristia e Missão” e lema “Pão em todas as mesas”, os fiéis que participarem são convidados a levar 1 kg de alimento não perecível como apelo social para garantir o alimento às pessoas menos favorecidas. Toda a arrecadação será destinada às famílias carentes de Marília, assistidas pelas comunidades paroquiais.

O pedido é que os fiéis utilizem máscaras durante a celebração e também no trajeto da procissão que, após a missa, irá até as escadarias da Catedral Basílica de São Bento para a benção com o Santíssimo Sacramento. Todo o trajeto do cortejo, que passará pelas ruas Limeira e Pedro de Toledo, será enfeitado em homenagem a Jesus Eucarístico, motivo da manifestação pública dos católicos na Eucaristia por meio da procissão.

Em parceria com a Prefeitura e com a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb), para a preparação dos tapetes, as vias foram parcialmente interditadas na madrugada, para a montagem dos enfeites, porém as ruas paralelas estarão liberadas para favorecer o trânsito.

Tradição é mantida com decoração das ruas (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

“Vamos participar deste momento de unidade e, alimentando-nos da Eucaristia, abramos nossas mãos em doações para ajudarmos nossos irmãos e irmãs carentes que, nesta pandemia, foram afetados fortemente pela crise!”, ressaltou Dom Luiz Antonio.

TRADIÇÃO EM VERA CRUZ

O Santuário Sagrado Coração de Jesus retoma uma tradição de 82 anos com os típicos enfeites de rua – suspensa nos últimos dois anos, devido à pandemia.

Este ano, excepcionalmente, o trajeto foi alterado por conta da dificuldade de viabilizar a totalidade dos materiais necessários.

Normalmente, os preparativos começam com muita antecedência, o que não foi possível devido à liberação de eventos com a participação de fiéis. Entre centralizar o enfeite na via e diminuir o trajeto, ficou definido pela diminuição do trajeto para não tirar a beleza do trabalho desenvolvido com tanto carinho pela comunidade.

Essa tradição acontece em Vera Cruz desde 1937. As ruas são enfeitadas formando grandes tapetes coloridos para a passagem do Corpo de Cristo. O trabalho conta com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio e comunidade, que uma semana antes, iniciam os riscos dos desenhos nas ruas e avenidas.

Ao longo dos seis quarteirões são montados tapetes de forma artesanal, utilizando materiais como serragem colorida, pó de xadrez, cal, areia, pó de café usado, tecidos, flores e papel. O material é fornecido pela Prefeitura de Vera Cruz.

A comunidade começou a decoração por volta das 6h, num trabalho intenso para que os enfeites estejam prontos para visitação perto das 11h. A missa solene será realizada às 15h e logo após a missa, os fiéis sairão em procissão pelas ruas decoradas. A celebração é encerrada com a Bênção do Santíssimo, em frente ao Santuário.