Desde 2014, mais de 37000 artigos.
,/2019

Consciência social e ecoturismo levam a lugares inesquecíveis

Coluna
30 de janeiro de 2019

Fernando de Noronha (PE), um dos principais destinos do ecoturismo no Brasil (Foto: Divulgação)

Junto com uma importante tomada de consciência por parte dos brasileiros, cresce a cada dia a demanda por produtos que tragam uma consciência ambiental e social, seja na vida cotidiana das famílias ou no consumo de serviços, como viagens de turismo.

É aí que se encaixa o chamado ecoturismo, “que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista”.

A definição é do próprio Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Este tipo de viagem também envolve a promoção de bem-estar das populações, a conservação da diversidade biológica e a redução do impacto ambiental.

Veja mais abaixo alguns dos principais destinos brasileiros para esse tipo de viajante!

Lindo final de tarde no Pantanal sul-mato-grossense (Foto: Gabriel Tedde)

São características do ecoturismo, portanto:

  • Desenvolvimento Sustentável;
  • Educação Ambiental;
  • Envolvimento das Comunidades Locais.

Poço Encantado na Chapada Diamantina, na Bahia (Foto: Divulgação)

Algumas atividades do ecoturismo:

  • Parques;
  • Cachoeiras;
  • Dunas;
  • Lagoas;
  • Trekkings;
  • Flutuações;
  • Observação de fauna, flora e formações geológicas;
  • Espeleologia (exploração de cavernas);
  • Observação astronômica;
  • Diversas modalidades de mergulho; e
  • Safáris fotográficos.

Jalapão (TO) é destino em alta (Foto: Divulgação)

Alguns destinos incríveis:

  • Pantanal (MS) – Na maior planície inundável do planeta, cenário de uma incrível biodiversidade, combinação harmoniosa entre água, fauna, flora e gente. Ali vivem cerca de 230 espécies de peixes, 650 de aves, 80 de mamíferos e 50 de répteis;
  • Fernando de Noronha (PE) –  O arquipélago é formado por vinte e uma ilhas e apenas uma delas é habitada. As demais estão contidas na área do Parque Nacional Marinho  e só podem ser visitadas com licença oficial do IBAMA. Patrimônio Natural da Humanidade e um dos melhores lugares para mergulho do mundo;
  • Chapada Diamantina, em Lençóis (BA) e Vale do Capão (BA) – São dezenas de cachoeiras, rios, poços morros e enorme variedade de cenários inesquecíveis;
  • Jalapão (TO) – Região que encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

Mergulho em Fernando de Noronha (PE) pode ser atração incrível (Foto: Doug Monteiro)

Experiências

Matheus Tápias, advogado – Noronha é sensacional, dentre todas as viagens que fiz, com certeza foi a mais inesquecível, tanto pela beleza, quanto pelo cuidado com a natureza, fiquei sabendo esses dias que foi proibido o uso de plástico, colaborando ainda mais para a sustentabilidade do local. Isso sempre agrega, os nativos tem um cuidado especial com o local, sempre orientando os turistas do que pode e o que não pode fazer! Pretendo voltar esse ano!

André Rossi, publicitário – A Chapada Diamantina é sensacional, vi cachoeiras, rios, cânions e grutas. Coisas que são muito mais bonitas do que em foto. Bacana também é preservação da área, que é um parque nacional. Esse contato com a natureza particularmente me inspira.

Marcia Freire, empresária – Eu sou suspeita para falar do Pantanal. Na verdade nasci lá e acabei vindo morar em Marília. Mas sou apaixonada por tudo lá, principalmente aquele céu. É um lugar que me traz paz de espírito. Essa paz é transmitida pela natureza através dos cantos dos pássaros, o soprar do vento e várias outras pequenas coisas. Pena que nem tudo é preservado por lá. O que é, atrai turistas como eu!

Cachoeiras da Chapada Diamantina–BA (Foto: Divulgação)

ContexTur

Se interessou por nossas dicas? Entre em contato conosco. Os agentes de viagem da Contextur vão dar um atendimento personalizado sobre destinos, roteiros e muito mais. Clique aqui para falar direto com a equipe da Contextur.

Com 20 anos de experiência, somos uma das mais tradicionais empresas marilienses do ramo de turismo.

Além da consultoria completa, assessoramos nossos clientes em todos os trâmites burocráticos, seja para destinos nacionais ou internacionais. Atendimento físico ou online diferenciado!

Fale com nossos especialistas agora mesmo pelo Facebook [clique aqui] e WhatsApp (14) 99784-1090 [clique aqui]. Nossas lojas físicas ficam da unidade do Confiança na zona Sul e no Tauste zona Norte, em Marília – www.contextur.com.br.