MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
sex. 31 jan. 2020

Conquista da seleção na Copa América de 2019 vira documentário

por Amanda Brandão

A conquista da Copa América por um viés mais humano e um pouco menos futebolístico é o tema de Tudo ou Nada: Seleção Brasileira, primeira série brasileira produzida pela Amazon Prime e que estreia nesta sexta-feira na plataforma de streaming Os produtores captaram mais de 800 horas de imagens para, em cinco episódios de cerca de uma hora cada, mostrar os bastidores do título conquistado pelo Brasil na edição do ano passado.

A série tem como grande trunfo um acesso ao cotidiano da seleção que há muito tempo não é concedido à imprensa – há anos que os períodos de treino na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), se assemelham a clausuras de monastérios. Em Tudo ou Nada, o espectador poderá ver pequenos trechos das preleções de Tite, a preparação para os jogos e aspectos do cotidiano de treinos dos jogadores.

Isso não quer dizer, no entanto, que a série traga alguma grande novidade. A proposta nem é bem essa. Como documentário que retrata os bastidores de uma conquista, o seriado tem como principal intenção mostrar que jogadores e comissão técnica também batalham a cada dia, têm suas famílias e seus percalços.

“Isso humaniza. As pessoas vão ver um outro lado do trabalho”, comentou o técnico Tite, em entrevista concedida nessa quinta-feira. O treinador, que é adepto de treinos fechados e sempre procura resolver problemas com jogadores internamente, revelou que chegou a ser contra a presença de uma equipe de filmagem no dia a dia da Copa América. “Eu não era favorável. Nós estávamos num momento que era de filtrar e ficar canalizado em todas as nossas ações em cima de performance e de vencer. Porque nós vínhamos de uma desclassificação de Mundial contra a Bélgica e porque nós perdemos o Mundial em casa”. Acabou cedendo e gostou do trabalho.

Dividida em cinco episódios, a série traz algumas imagens de jogos por ângulos diferentes aos que o espectador está habituado e muitas do dia a dia. Cenas prosaicas, como o trabalho de jogadores na academia, ganham em importância pelo olhar do diretor Felipe Briso – como quando ele procura enquadrar a expressão de dor de Thiago Silva ao fazer um exercício de força ou quando mostra o semblante de preocupação de Arthur após a lesão que sofrera no último amistoso antes da Copa América contra Honduras, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

O momento mais importante antes do início da competição, claro, também é relatado. A acusação de estupro que recaiu sobre Neymar – que acabou arquivada por falta de provas -, a tensa entrevista de Tite dois dias depois e o corte do jogador após a lesão sofrida no amistoso contra o Catar, em Brasília, são mostradas.

Sobre a ausência de Neymar da competição, os produtores dizem que ela não chegou a trazer preocupação sobre o impacto que poderia ter sobre a série. Ao contrário. “A gente pensou ‘que história, que virada!’. Começa dando uma guinada no roteiro. Tivemos um roteirista magnífico”, brincou Briso.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Professora é presa por venda de medicamentos contrabandeados para emagrecimento
  • 2
    Motociclista é mordida por cão solto em via pública em Marília
  • 3
    Caminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregulares
  • 4
    Grupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno Centro

Escolhas do editor

TRANSBRASILIANA
Caminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregularesCaminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregulares
Caminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregulares
MEDICINA
CEM da Unimed Marília celebra seis anos de cuidado e excelênciaCEM da Unimed Marília celebra seis anos de cuidado e excelência
CEM da Unimed Marília celebra seis anos de cuidado e excelência
MERCADO
Procon Marília inicia fiscalização de preços em postos de combustíveisProcon Marília inicia fiscalização de preços em postos de combustíveis
Procon Marília inicia fiscalização de preços em postos de combustíveis
VIOLÊNCIA
Grupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno CentroGrupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno Centro
Grupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno Centro

Últimas notícias

Ministro Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro
Reforma do Terminal Urbano recebe vistoria de Dani Alonso e Capitão Augusto
Ação policial na região tira mais de R$ 16,5 milhões do crime, calcula PRF
PRF prende na divisa duas mulheres com 17 armas traficadas do Paraguai

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie