MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 20 out. 2015

Congresso internacional discute bibliotecas escolares

por Marília Notícia

unesp2

Com intuito de refletir sobre a biblioteca escolar e sua contribuição para o ensino-aprendizagem, acontece a partir desta quarta-feira, 21 de outubro, o Congresso Ibero-Americano de Bibliotecas Escolares (Cibes).

O evento será realizado em duas sedes: Brasil, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, até o próximo dia 23; e Espanha, de 26 a 28 de outubro na Universidad Carlos III de Madrid.

A cerimônia de abertura do Cibes será no Anfiteatro da FFC, às 9h, com a presença da professora Helen Casarin, coordenadora do evento no Brasil; José Carlos Miguel, diretor da Unidade; Edberto Ferneda, chefe do Departamento de Ciência da Informação da Unesp de Marília; Maria Claudia Cabrini Gracio, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da FFC; e da professora Fátima Gatti, Secretária de Educação do Município.

Em seguida, ocorre a palestra “Bibliotecas, Tecnologias e Educação no século XXI”, com o professor Claudio Kirner, do Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

A iniciativa é organizada em conjunto pelas universidades Carlos III de Madrid (Espanha), a Unesp (Brasil) e pela organização Ayuntamiento de Getafe (Espanha). São esperados bibliotecários, estudantes, educadores e demais pesquisadores, comunidade e profissionais interessados na temática da biblioteca escolar para refletir e compartilhar experiências.

O Cibes Brasil vai contar com palestras, apresentação de trabalhos e oficinas, além da vinda de pesquisadores nacionais e internacionais. Espera-se que o compartilhamento de pesquisas e experiências permita o aperfeiçoamento das práticas no âmbito da biblioteca escolar e fomente a realização de novas pesquisas na área.

Leitura também é tema contemplado: Promoção da competência informacional, que diz respeito ao aperfeiçoamento das habilidades de busca e uso de informações, a mediação da leitura e aprimoramento de instrumentos e procedimentos para organização da informação para a biblioteca escolar são assuntos que também serão alvo de discussões do Cibes. Além disso, as mudanças provocadas pela sociedade da informação, que têm influenciado o papel e as práticas dos agentes envolvidos no processo educacional, em particular de professores e bibliotecários, também será enfocado ao longo da programação.

Serviço

Congresso Ibero-Americano de Bibliotecas Escolares

21 e 23 de outubro

Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp de Marília

Av. Hygino Muzzi Filho, nº 737 – Câmpus Universitário

Site oficial do evento no Brasil:

http://fontes.marilia.unesp.br/eventos/index.php/cibes2015/CIBES2015

 

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Professora é presa por venda de medicamentos contrabandeados para emagrecimento
  • 2
    Motociclista é mordida por cão solto em via pública em Marília
  • 3
    Caminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregulares
  • 4
    Trocadilho sobre a sigla CAC termina em tiros de espingarda calibre 12 na região

Escolhas do editor

TRANSBRASILIANA
Caminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregularesCaminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregulares
Caminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregulares
MEDICINA
CEM da Unimed Marília celebra seis anos de cuidado e excelênciaCEM da Unimed Marília celebra seis anos de cuidado e excelência
CEM da Unimed Marília celebra seis anos de cuidado e excelência
MERCADO
Procon Marília inicia fiscalização de preços em postos de combustíveisProcon Marília inicia fiscalização de preços em postos de combustíveis
Procon Marília inicia fiscalização de preços em postos de combustíveis
VIOLÊNCIA
Grupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno CentroGrupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno Centro
Grupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno Centro

Últimas notícias

Ministro Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro
Reforma do Terminal Urbano recebe vistoria de Dani Alonso e Capitão Augusto
Ação policial na região tira mais de R$ 16,5 milhões do crime, calcula PRF
PRF prende na divisa duas mulheres com 17 armas traficadas do Paraguai

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie