MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 30 set. 2019

Conferência de Assistência Social reúne 200 pessoas na Unimar

por Amanda Brandão

Marília também será sede da XII Regional de Conferência de Assistência Social, que acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro. (Foto: Mauro Abreu)

A XII Conferência Municipal, realizada na última sexta-feira (29), no bloco 8 da Unimar (Universidade de Marília), reuniu aproximadamente 200 pessoas, que após a palestra foram divididas em três Eixos de discussão.

O primeiro Eixo foi sobre o Financiamento do Sistema Único de Assistência Social, o Eixo II: Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios; e o Eixo III: Participação e Controle Social no SUAS.

(Foto: Mauro Abreu)

O evento reuniu diversas autoridades, como o prefeito Daniel Alonso; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso; o presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende; e a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Wania Lombardi.

Estiveram presentes ainda Adélia Rubia Ferreira (Presidente do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social); Eliane Souto (representante do usuário), Maria de Fátima Leiva Gatti (Diretora da DRADS em Marília); o coordenador da Faculdade de Medicina Veterinária, Fábio Manhoso; e a secretária de Assistência Social de Pompeia, Cláudia Gomes da Silva Bento; além de Sandra Roim, representando o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Ademir Couto (representando o vereador Wilson Damasceno); e Nilva Galetti (representando o grupo de prevenção ao suicídio).

(Foto: Mauro Abreu)

A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de mobilização para a participação social. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS 2012) preconizam as conferências como instância que têm como foco a avaliação da Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.

O evento teve como uma das atrações a palestra da assistente social da Unimar, Maria Aparecida Finotti Oliveira, mestre em Psicologia Social – Unesp/Assis-SP, trabalhadora do SUAS em Ourinhos, Consultora em Políticas Públicas, com o tema “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do Sistema Único da Assistência Social no Estado de São Paulo”.

 

O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da conferência. “É um grande evento em que as pessoas podem trocar experiências e Marília hoje tem uma grande rede de assistência às pessoas menos favorecidas. Parabenizo a equipe da Assistência e o Fundo Social pelo trabalho que realizam em nossa cidade.”

(Foto: Mauro Abreu)

Marília também será sede da XII Regional de Conferência de Assistência Social, que acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro, em local a ser definido nos próximos dias. Será um total de 137 municípios, totalizando 326 participantes de outras quatro cidades: Bauru, Botucatu, Itapeva e Avaré.

Para a secretária Wania Lombardi “realizar uma conferência não é uma ação isolada dentro da Assistência Social, porém resultado de um processo de diálogo e democracia em nível de gestão pública” e ressalta que como SUAS, a Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais tendo por objetivo promover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção básica e especial e contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços.

(Foto: Mauro Abreu)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Corrente solidária tenta trazer corpo de mariliense morto no Paraná
  • 2
    Mulher é assaltada e agredida com soco na saída de agência bancária em Marília
  • 3
    Mulher é atacada pelo ex e tem o corpo incendiado em Marília
  • 4
    Drogas avaliadas em mais de R$ 15 mil são apreendidas e dupla é incriminada

Escolhas do editor

EM ANÁLISE
Prefeitura propõe nova via para impulsionar expansão em MaríliaPrefeitura propõe nova via para impulsionar expansão em Marília
Prefeitura propõe nova via para impulsionar expansão em Marília
ZONA SUL
Justiça decreta prisão de acusado de atear fogo na ex-namoradaJustiça decreta prisão de acusado de atear fogo na ex-namorada
Justiça decreta prisão de acusado de atear fogo na ex-namorada
MAUS-TRATOS
MN TV: Cães morrem por suspeita de envenenamentoMN TV: Cães morrem por suspeita de envenenamento
MN TV: Cães morrem por suspeita de envenenamento
LEGISLATIVO
Vereadores aprovam reajuste de verbas emergenciais e direitos a pessoas com epilepsiaVereadores aprovam reajuste de verbas emergenciais e direitos a pessoas com epilepsia
Vereadores aprovam reajuste de verbas emergenciais e direitos a pessoas com epilepsia

Últimas notícias

Fim da escala 6×1: estudos divergem sobre impactos no PIB e inflação
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 115 milhões nesta terça-feira
Eleições 2026: prazo para regularizar pendências termina em uma semana
Dani Alonso e Capitão Augusto acompanham abertura da Agrishow 2026

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie