Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Concurso INSS é autorizado; mil vagas para ensino médio

Coluna
14 de junho de 2022

O Ministério da Economia autorizou a realização de um novo concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com 1.000 ofertas de emprego para técnicos previdenciários de nível intermediário. A informação consta de um regulamento publicado no Jornal Oficial da União nesta segunda-feira (13).

De acordo com o documento, o prazo para publicação do anúncio de abertura das propostas é de seis meses contados a partir da data de publicação deste regulamento.

Recorde-se que o pedido dos Institutos ao ME em abril de 2021 incluiu 7.830 vagas, 6.004 para técnicos e 1.571 para analistas de Segurança Social. No entanto, foi necessário corrigir o valor para permitir a aprovação da nova seleção ainda em 2022.

Cargo e Remuneração

Para se candidatar ao cargo de técnico do INSS é necessário ter ensino médio completo ou curso técnico equivalente. O salário inicial é de R$ 5.447,79 e pode chegar a R$ 8.260,25 ao longo da carreira.

Segundo consta no último edital, um técnico do INSS é responsável por realizar atividades internas e externas para o planejamento, organização e execução de tarefas dos institutos de competências constitucionais e legais que não exijam qualquer formação profissional especial.

Concurso INSS: como se prepara para próxima seleção

Coletar informações, realizar pesquisas, levantamentos e controles, elaborar relatórios e pareceres; e executar, mediante designação de autoridade competente, outras atividades relacionadas com os fins institucionais da entidade.

Último concurso INSS

O último concurso para o cargo de técnico previdenciário do INSS foi aberto em 2015. O concurso, organizado pelo Cebraspe, teve provas objetivas compostas por 120 questões no formato verdadeiro ou falso. Foram abordados os seguintes assuntos:

Conhecimentos básicos

  • Ética no serviço público – seis questões;
  • Um sistema jurídico – seis questões;
  • Ideias constitucionais – sete questões;
  • Termos de administração lei – cinco questões;
  • Língua portuguesa – 15 questões;
  • Pensamento lógico – seis questões;
  • Terminologia informática cinco questões.

Conhecimentos Específicos

Seguridade Social – 70 questões

Vale ressaltar que a prova trouxe as disciplinas já coletadas no concurso anterior para a vaga, que haviam se candidatado em 2012, embora ainda fossem organizadas por órgãos diferentes.