Comitiva pede reformas de aeroporto ao Daesp
Uma comitiva mariliense esteve em reunião com o superintendente Fábio Caloni, do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), em São Paulo, nesta terça-feira (6) para entrega de projeto de reforma do Aeroporto Estadual de Marília Frank Miloye Milenkovich.
O grupo que representa o interesse mariliense foi composto pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB), presidente da Câmara Wilson Damasceno (PSDB), secretários do Turismo e Desenvolvimento de Marília Cássio Pinto, vereador Marcos Rezende (PSD) – representando o deputado federal Walter Ihoshi, e deputado estadual João Caramez (PSDB).
Também integraram a comitiva o vice-presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) Libânio Nunes, o presidente da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) Adriano Martins e o representante da Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação) e da Univem, gestora do Parque Tecnológico, Elvis Fusco.
Além do superintendente do Daesp, receberam o grupo o diretor de projetos e obras do departamento, Jamil Abukater, além do assessor da secretaria de Logística e Transporte Leandro Mendes.
Pedido
Em entrevista ao Marília Notícia o secretário municipal Cássio Pinto contou que a visita tem o objetivo de viabilizar melhorias ao aeródromo de Marília e se mostrou otimista com a possibilidade. Ele já vem buscando apoio há algum tempo para a demanda.
“Entregamos um projeto já previsto no Plano Municipal de Turismo, que além da modernização do aeroporto, também prevê a criação de um memorial da TAM [hoje Latam] em anexo ao terminal de embarque, um mini museu”, afirmou Cássio. A empresa de transportes aéreos começou em Marília, mas hoje não opera na cidade.
O secretário afirma que estavam previstos para os últimos anos a reforma de oito aeroportos no Estado de São Paulo, por meio de uma parceria entre o Governo Federal e o Palácio dos Bandeirantes, mas os trâmites ficaram emperrados.
“Queremos saber o que está acontecendo”, afirmou Cássio. De acordo com ele, a modernização do aeroporto de Marília conta com o apoio do Tenente-Brigadeiro do Ar, Paulo João Cury, Comandante do COMGAP – Comando-Geral de Apoio, da FAB (Força Aérea Brasileira), que esteve na cidade em janeiro.
Na oportunidade, o secretário solicitou ajuda ao membro do alto escalão da FAB. O Marília Notícia acompanhou a visita de Cury a Marília e em entrevista ele afirmou que a Força Aérea pode ser contratada para fazer a reforma da pista em um trâmite onde é possível a dispensa de licitação, por exemplo. Normalmente o custo acaba sendo menor do que o de mercado.
Os representantes do Daesp, apesar da visita da comissão de Marília, afirmaram que o município não está entre as prioridades para reforma.
De acordo com Adriano Luiz Martins, que participou da comitiva, outras audiências sobre o assunto devem acontecer em Marília e nos órgãos estaduais e federais.