

11 anos. Mais de 97 mil artigos.
O comércio de Marília estará com horário estendido nesta quarta-feira (11), véspera do Dia dos Namorados. As lojas funcionam até as 22h, conforme o calendário especial da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim).
Essa é a segunda data do ano em que o comércio mariliense atende em período noturno. A expectativa da Acim é de um crescimento de 5% no volume de vendas em comparação com o mesmo período de 2024. “O Dia dos Namorados está entre as principais datas para o varejo nacional”, destacou o presidente da associação, Carlos Francisco Bitencourt Jorge.
No Estado de São Paulo, a data deve movimentar R$ 7,6 bilhões, com cerca de 20 milhões de consumidores indo às compras, segundo estimativas do setor.
De acordo com o tesoureiro da Acim, Manoel Batista de Oliveira, 31% do público pretende comemorar a data em bares ou restaurantes. Jantar fora de casa é a terceira principal intenção de consumo, atrás da compra de roupas (38%) e de perfumes e cosméticos (34%). “Não tem como essa data passar em branco”, disse Oliveira, que tem décadas de experiência no comércio mariliense.
Já o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, informou que o ticket médio das compras deve girar em torno de R$ 380. Cerca de 38% dos consumidores pretendem gastar o mesmo valor que em 2024, 33% devem gastar mais e 16% planejam reduzir os gastos. “As vendas com cartões de crédito, débito e benefícios lideram. As compras online também serão expressivas, embora feitas com mais antecedência por conta do prazo de entrega”, explicou.
A vice-presidente da associação, Valéria Cristina Tamião de Oliveira, destacou que os itens de uso pessoal e de menor valor, pagos à vista, são os mais procurados. “Diferente do Dia das Mães, que movimenta também o setor de móveis e eletrodomésticos, o Dia dos Namorados tem foco em presentes como itens de beleza, joias, bijuterias, chocolates e bombons”, afirmou.
Ela ressaltou ainda a popularidade crescente de presentes como cestas de café da manhã e delivery de refeições. “O importante é que a data movimenta a economia como um todo, com produtos e serviços”, concluiu.