Começo de campanha tem helicóptero, carreata e bandeiras nas ruas de Marília
Os candidatos a prefeito de Marília, neste primeiro final de semana de campanha oficial, proporcionaram ao eleitor carreata no modelo tradicional, caminhadas pelo Centro, muitos sorrisos, apertos de mão, incontáveis bandeiras na popular ‘ilha da Galeria Atenas’ e até um desfile de carros de luxo, como Porsche e Ferrari, acompanhado de um helicóptero.
A maioria dos candidatos optou por mostrar volume de campanha e fazer barulho pela cidade. Mas teve também quem aproveitou o dia para compromissos com menor público, sem gasto excessivo de artilharia.
Neste clima de disputa, as redes sociais também ganharam destaque como uma ferramenta estratégica, com os candidatos intensificando sua presença digital. Vídeos, postagens de fotos e interações com os eleitores marcaram a campanha online, evidenciando a importância do ambiente virtual na conquista de votos. Ao mesmo tempo, as equipes de marketing se esforçam para encontrar o equilíbrio entre o tradicional e o digital, buscando atrair a atenção tanto de eleitores mais conservadores quanto dos jovens conectados.
CARREATA TRADICIONAL
Centralizar esforços, em carreata com todos os apoiadores, foi a estratégia de Vinicius Camarinha (PSDB) como ponto de partida. A concentração com candidatos à Câmara Municipal, familiares e pessoas envolvidas na campanha teve início às 8h30 deste sábado (17), na avenida Durval de Menezes.
Com os agora abandonados prédios do CDHU ao fundo, os militantes fizeram ‘adesivaço’ para divulgar as campanhas nos carros, distribuíram adesivos e cantaram o jingle da campanha.
Vinicius partiu na caçamba de uma caminhonete, percorrendo ruas e avenidas da cidade, seguido por um pelotão de motos e extensa fila de carros.
Com exceção de algumas lideranças da periferia – maioria candidatos à vereança – a população local participou assistindo. Vale lembrar que a zona sul é considerado reduto eleitoral da família Camarinha.
“ALÔ CAMELÔ“
Após uma reunião pela manhã, com cabos eleitorais e equipes de campanha no estacionamento de seu comitê, Ricardo Mustafá (PL) deu início ao sábado de ‘corpo a corpo’. O trabalho começou pelo Centro, com direito a caminhada e muitos apertos de mão no Camelódromo.
O candidato posou para fotos com lojistas. Nas mãos, um impresso, em alusão à conquista do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), após obras de adequação e instalação de sistema de combate a incêndios na área de comércio popular.
Diferente dos porta-bandeiras do PRTB de João Pinheiro, os trabalhadores que divulgam Ricardinho estavam menos concentrados. Homens e mulheres com a bandeira do advogado puderam ser vistos em diferentes cruzamentos do centro da cidade.
À noite, o candidato seguiu para os bairros periféricos, onde foi recebido por moradores, ouvindo sugestões e demandas para melhorar a infraestrutura da cidade. Sua campanha vem defendendo um legado da gestão Daniel Alonso (PL).
FAMÍLIA E POLÍTICA
O candidato a prefeito pelo Novo, Garcia da Hadassa, teve compromisso neste sábado no Colégio Realize, em um evento alusivo ao Dia dos Pais. A filha caçula do empresário estuda na instituição, segundo sua assessoria.
“O candidato fez questão de estar com a filha e também de conversar com a comunidade escolar, colaboradores e pais, sobre suas propostas. Tendo também um momento leve com as crianças que estudam ou visitaram a escola nessa manhã”, informou a comunicação.
Ainda segundo a equipe de mídia, à tarde ele participou dos grupos de confraternização no Yara Clube, onde assistiu um campeonato de futebol.
Na manhã deste domingo (18), o candidato tem um compromisso marcado nas feiras livres da cidade. Garcia da Hadassa pretende caminhar pelos mercados populares, conversando com feirantes e consumidores sobre suas propostas para o desenvolvimento econômico local.
HELICÓPTERO, PORSCHE E FERRARI
Dezenas de pessoas com bandeiras, em apelo a campanha de João Pinheiro (PRTB), ocuparam espaço de visibilidade no Centro, no cruzamento entre a rua Nove de Julho e avenida Tancredo Neves. Um corredor de bandeiras ‘recebia’ os motoristas que chegavam impacientes de carro, para o sábado de compras.
Ele aproveitou a manhã para uma caminhada pelo Camelódromo, Terminal Urbano e ruas comerciais do centro, no entorno do comitê inaugurado na avenida Sampaio Vidal.
Mas, nada chamou mais atenção – pelo inusitado – que o desfile do candidato, em um conversível Porsche 911 GTS, modelo 2023. O mesmo empresário responsável pela mobilização dirigiu o carro.
Na carreata realizada no início da noite de sábado, mais ostentação. Além de um Porsche e uma Ferrari desfilando pelas ruas, um helicóptero azul, adesivado com o número de urna e a imagem do candidato junto ao seu vice, Rafa Amadeu (PDT), sobrevoou a carreata, atraindo ainda mais atenção para o evento.
ESQUERDA
Sem compromissos públicos pela manhã, a candidata a prefeita Nayara Mazini (PSOL) trabalhou nos últimos preparativos para o lançamento oficial da candidatura, realizada na tarde do sábado (17).
O encontro aconteceu na praça Saturnino de Brito, local histórico de concentração da esquerda em Marília. Apoiadores, candidatos à Câmara e simpatizantes dos partidos que fazem parte da aliança marcaram posição de resistência aos grupos tradicionais da política local.
A líder do Psol ainda trabalha para fortalecer o espectro político, que sofre com a fragmentação e a desconstrução, principalmente nas cidades mais conservadoras.
Ao MN, ela destacou agenda recente com o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT) e citou alguns eventos locais recentes em que participou.
SEM BARULHO
A professora Lilian Miranda (PCO), candidata a prefeita de Marília, também foi procurada pelo site. Ela não informou nenhum evento público de campanha, na manhã deste sábado (17).
O partido, segundo ela, ainda aguarda recursos financeiros para produção de materiais de campanha.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!