Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Com dengue em alta, Garça faz nebulização neste sábado

Regional
25 de junho de 2022

Nebulização acontece neste sábado, para combater a doença em Garça (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) continua com as nebulizações em toda a cidade para combater o mosquito Aedes aegypti, que também transmite o zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Neste sábado (25), das 7h às 13h, os agentes de saúde e os agentes de endemias estarão nebulizando as casas dos bairros Labienópolis e Cavalcante.

A Secretaria da Saúde ampliou o número de agentes para realizar o Controle de Criadouros (CC) e a nebulização nas casas, assim como está realizando diversas ações para o controle da doença. No último boletim com informações sobre casos de dengue divulgado pela Prefeitura de Garça, a cidade já contabilizava 4.414 casos, mas ainda existiam 3.484 casos em análise.

O veneno aplicado durante a nebulização mata o mosquito em sua fase adulta, por isso, é preciso deixar o veneno agir dentro dos imóveis, mantendo abertas as portas e janelas, pois uma das características do Aedes aegypti é ficar dentro das casas.

A nebulização não é eficaz no combate ao mosquito em sua fase aquática: ovo, larva, pupa, dentro dos criadouros com água parada. Portanto, a responsabilidade deve ser compartilhada, com os moradores colaborando para eliminar os criadouros, evitando a proliferação do mosquito.

Durante a aplicação do inseticida, o morador deve permanecer na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida. Se na casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação.