Com foco no social, Damasceno tem extensa pauta voltada a projetos e ações humanitárias
“Ações humanitárias são seu forte”, foi essa dentre tantas mensagens de apoio recebidas pelo delegado Wilson Damasceno – referente à sua confirmação de candidatura pelo PL – que reafirmou que trilha o caminho certo nestes vários anos de vida pública.
São diversos os projetos e ações que foram elaborados e também colocados em prática pelo ex-vereador, ex-secretário e delegado de polícia aposentado. A lista de benfeitorias em prol da cidade é extensa: vai desde a implantação do cartão de identificação do autista, passa pela estruturação do Banco de Alimentos, segue com a proteção à vida no trânsito até a transformação do papel do Legislativo na aplicação das leis frente à população necessitada.
“É um propósito que quero insistir, ao invés de simplesmente desistir, principalmente, agora que tive meu nome confirmado pelo PL para registro de minha candidatura na Justiça Eleitoral”, reitera Damasceno.
Para o delegado de carreira, a experiência na Secretaria de Direitos Humanos e na Assistência e Desenvolvimento Social aflorou ainda a vocação que já pautava a postura que sempre teve no tempo em que esteve sentado na cadeira de representante da população na Câmara Municipal.
A vivência “na prática” ainda proporcionou a Damasceno a possibilidade de reafirmar que existe campo para se fazer boas obras em favor das pessoas, sobretudo aquelas que estão em situação de vulnerabilidade ou exclusão social.
“Consegui realizar muitas ações graças ao irrestrito apoio e autonomia dada pelo prefeito Daniel Alonso (PL), em sua gestão realizadora e humanizada, pois tudo que levei a ele recebi ‘sim’ como resposta, dando a oportunidade, por exemplo, de criação da Lei Nadir de Campos para afrodescendente em concursos municipais, ao reconhecimento do nome social, bem como a estruturação da Secretaria de Direitos Humanos em Marília”, salienta.
E foi essa estruturação que trouxe a criação de diferentes núcleos no município, como o de Inclusão Digital, de Apoio Humanitário, da Pessoa com Deficiência, de Libras para auxiliar deficientes auditivos em atendimentos públicos e privados, e também a oficialização do Centro de Referência em Direitos Humanos – Disque 100 Ligue 180, voltado à proteção contra violação de direitos da mulher, da criança, do adolescente, dos idosos, da pessoa com deficiência e dos egressos do sistema penitenciário.
São inúmeras as ações e conquistas anotadas por Damasceno frente aos “desafios” que recebeu na carreira pública, sempre visando a melhor qualidade de vida da população. Exemplo disso são as diversas campanhas de doação de sangue, Café das Nações juntamente com o Conselho da Igualdade Racial, Café Dançante para Idosos com o Conselho do Idoso, Carnaval Inclusivo com a Secretaria da Cultura, conquistas de duas vans adaptadas para os cadeirantes, kit trilha para cadeirantes, busca ativa das pessoas em situação de rua nas madrugadas frias, e ainda o Mutirão da Cidadania com imunização contra a Covid-19 nas unidades de saúde.
“E foi com a certeza de que o trabalho dignifica o ser humano que, junto com Centro Profissionalizante de Marília (Ceprom) e com a Secretaria do Trabalho, criei a Feira da Empregabilidade, a qual captou cerca de 27.000 currículos, com disponibilização em torno de 900 vagas de emprego”, ressalta.
É fato notório e de conhecimento comum, que uma das bandeiras abraçadas por Damasceno desde a época da Polícia Civil, antes do ingresso na carreira pública, foi o combate às drogas. “No curso de meu trabalho humanitário, sem desistir do ideal de trabalhar a favor da vida contra o abuso do álcool e outras drogas há mais de 20 anos, reativei os conselhos municipais de Políticas sobre Drogas e da Juventude que estavam inativos há quase uma década”, pontua.
Sempre visando assistir as famílias em suas necessidades mais urgentes, ainda foi ofertado total apoio para atuação dos conselhos da Igualdade Racial, da Pessoa com Deficiência, da Criança e do Adolescente, da Segurança Alimentar, da Assistência Social e do Idoso.
“Este tempo no Executivo certamente foi um aprendizado para a vida, em união com cada um dos servidores públicos municipais e responsáveis pelas entidades assistenciais com os quais trabalhei, porque com eles é que foi possível fazer a diferença para muitas famílias, tão importantes que são para a administração pública”, agradece o ex-secretário.
Após os últimos anos na administração municipal, delegado Damasceno volta ao cenário político na corrida pelo Legislativo nas eleições de outubro. O ex-secretário aguarda registro da candidatura na Justiça Eleitoral para uma cadeira na Câmara Municipal pelo PL.
“Com este espírito energizado pelos funcionários da Prefeitura e das entidades que pretendo levar ao Legislativo a experiência adquirida, de onde poderei contar com o apoio dos deputados Capitão Augusto e Dani Alonso [ambos do PL] na busca de soluções para as demandas humanitárias e de promoção do desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, finaliza.