MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 10 ago. 2022

Com falta da vacina BCG, imunização é agendada em Marília

por Michele Correia

Vacina BCG, que antes era aplicada em todos os postos, agora é aplicada uma vez por semana na UBS Alto Cafezal (Foto: Divulgação)

Em falta em diversas regiões do país, a vacina BCG – que protege contra a tuberculose e deve ser tomada logo após o nascimento – tem sido aplicada apenas através de agendamento em Marília.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Marília, há doses disponíveis nas maternidades do Hospital Materno Infantil (HMI) e Maternidade e Gota de Leite para os bebês que nascem nessas instituições. “Quando nascidas no HBU e Santa Casa, as crianças estão sendo vacinadas na UBS Alto Cafezal, por meio de agendamento”, informa a pasta por meio da assessoria de imprensa.

Na unidade básica, por outro lado, a vacina BCG tem sido aplicada apenas uma vez por semana, todas as quartas-feiras, para que não ocorra o desperdício de doses.

Por conta da falta da vacina no país, a saída de alguns municípios tem sido mesmo agendar ou racionar a aplicação do imunizante.

O problema com o desabastecimento teria começado em 2016, quando a única fábrica autorizada a produzir a vacina no Brasil, Fundação Ataulpho de Paiva (FAP), no Rio de Janeiro/RJ, suspendeu a produção por conta de uma vistoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que constatou “práticas em desacordo com as normas”.

Desde então, as doses são importadas através do Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em maio, os Estados passaram a receber metade da quantidade de imunizante que recebiam antes, por conta da dificuldade de compra e baixa disponibilidade nos estoques.

O ideal é que a BCG seja aplicada no primeiro mês de vida da criança.

OUTRO LADO

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que não há desabastecimento da vacina BCG no país. O quantitativo mensal do imunizante varia de acordo com a demanda dos Estados.

“A readequação do quantitativo ocorreu por conta da tramitação do processo de aquisição, que envolve compra, desembaraço alfandegário e autorização pela Anvisa para a entrada do produto no país, que posteriormente é enviado para análise do controle de qualidade do INCQS antes de ser distribuído para todo o país. A previsão é que a situação seja normalizada em setembro.”

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC
  • 2
    Marília e Jales se despedem das vítimas do acidente aéreo
  • 3
    ‘Salvamos um. Quando pensamos que íamos tirar outro, o extintor acabou’
  • 4
    Polícia identifica vítimas da queda de avião em Marília

Escolhas do editor

DESASTRE AÉREO
Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HCCuritibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC
Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC
TRAGÉDIA
Polícia Civil inicia investigação sobre causa da queda de avião em MaríliaPolícia Civil inicia investigação sobre causa da queda de avião em Marília
Polícia Civil inicia investigação sobre causa da queda de avião em Marília
Descontaço Azul Viagens oferece até 30% de desconto em pacotes de viagensDescontaço Azul Viagens oferece até 30% de desconto em pacotes de viagens
Descontaço Azul Viagens oferece até 30% de desconto em pacotes de viagens
DESASTRE NA AABB
Marília e Jales se despedem das vítimas do acidente aéreoMarília e Jales se despedem das vítimas do acidente aéreo
Marília e Jales se despedem das vítimas do acidente aéreo

Últimas notícias

Em Marília, Alckmin lança policlínica e anuncia melhorias na BR-153
Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC
Operação prende três suspeitos de integrar quadrilha que roubou fazenda em Garça
Comissão do Senado aprova novo piso salarial de médicos e dentistas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie