Com 12 pneus irregulares em pista molhada, carreta é retida pela PRF em Marília

Um veículo de carga que representava risco elevado, ao trafegar em pista molhada, na tarde desta sexta-feira (16), foi tirado de circulação pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Marília. A carreta foi interceptada na rodovia Transbrasiliana (BR-153), após a constatação de que 12 dos seus pneus estavam em condições inadequadas para uso.
Ocorrência gerou autuação ao condutor. Segundo a polícia, os pneus apresentavam ausência de ranhuras com profundidade útil e já tinham até buracos, em comprometimento à segurança no trânsito. A situação de perigo era ainda maior devido a chuva.
O caminhão (unidade de tração) com dez pneus e a carreta, com 16 pneumáticos, transportava 40 toneladas de resíduos de madeira. Durante a abordagem, os agentes da PRF alertaram para o risco elevado de aquaplanagem, que poderia causar acidentes graves em caso de frenagem brusca.
A carreta foi retida até que o proprietário realizasse a troca dos pneus em más condições por outros que atendessem às exigências de segurança. A PRF reforçou que pneus em bom estado, com sulcos adequados na banda de rodagem, são essenciais para a aderência ao solo e o escoamento de água.
COMO MEDIR?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) especifica como obrigatório manter os pneus em condições adequadas para todos os veículos, sejam de carga ou de passeio. Um indicador que pode ser verificado pelos condutores é o TWI (Tread Wear Indicator), que aponta o limite de desgaste dos pneus.
A medição é feita no sulco do pneu, que precisa ter a profundidade mínima de acordo com o tipo de veículo, conforme a especificação do fabricante.
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