Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Com 12 horas de atrações McDia Feliz ajuda crianças com câncer

Cidade
30 de agosto de 2014

Programação McDia FelizTodos os gêneros, ritmos e tribos se encontram neste sábado, dia 30, para uma grande festa da solidariedade. É o McDia Feliz, campanha realizada em Marília pela Santa Casa de Misericórdia, com coordenação nacional do Instituto Ronald McDonald. Serão mais de 12 horas de manifestações culturais, incluindo música e apresentações de dança. A programação foi aberta às 09h30, no restaurante da avenida Tiradentes.

O convite à comunidade, com o slogan “Que bom que você veio”, é reforçado pela presença de artistas profissionais e amadores que irão colaborar para manter a animação nas duas unidades de Marília.

A prefeitura de Marília, por meio da Secretaria de Cultura, apoia a realização do evento e irá contribuir com a estrutura de som e palco. A ação também terá a contribuição do Gaoc (Grupo de Apoio e Orientação à Cidadania), para segurança de motoristas e pedestres.

Cada tíquete, que custa R$ 13, será trocado por um sanduíche e todos os recursos (exceto alguns impostos) serão revertidos para o projeto defendido pela Santa Casa em 2014.

A meta deste ano é a implantação de um consultório odontológico pediátrico. O novo serviço irá funcionar no antigo Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, em espaço físico que será readequado para o atendimento. Conforme explica o cirurgião dentista Washington Carneiro Guilhen, o tratamento especializado é fundamental para a recuperação de crianças e adolescentes que enfrentam o câncer.

“A saúde bucal, especialmente nestes casos, é imprescindível. Durante o tratamento quimioterápico ou de radioterapia a criança sofre com mucosites que dificultam a alimentação. Além disso, também dificultam a higienização e o risco de cáries é maior. Como o sistema imunológico já está deprimido, estas complicações são muito preocupantes”, disse.

A coordenação da campanha está otimista com os resultados e já antecipa os agradecimentos à comunidade. “Marília está, mais uma vez, de parabéns pelo entusiasmo com o McDia Feliz. Voluntários, parceiros, empresários apoiadores, franqueado Marília, funcionários dos restaurantes e demais envolvidos estão se desdobrando para que tenhamos a melhor campanha dos últimos anos”, ressaltou Erica Legutcke, coordenadora local.

No palco do McDia estreantes e veteranos. A cantora Bruna Gonçalves participa de mais uma edição e afirma que a emoção é cada vez maior. “Essa campanha é aguardada pela população. É um dia de festa e fico muito feliz em poder contribuir”, disse. O músico Kreo Fidelis também se apresenta voluntariamente há anos e fala da satisfação. “Estarei lá, de coração, doando um pouco de mim e recebendo muito mais em troca. É uma energia maravilhosa”, declarou.

A universitária Bárbara Dutra Di Nizo, baterista da banda Ignia (formada apenas por garotas), participa pela primeira vez. Para ela, a festa da solidariedade é também uma vitrine para novos talentos. “Para nós será uma grande oportunidade para mostrar a nossa música. Não podia ser melhor, com uma causa linda como esta”, avaliou a jovem.