MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 18 fev. 2016

Cirurgião da Santa Casa apresenta pesquisa inédita

por Marília Notícia
unnamed (1)

Médico Marcos Gradim Tiveron

A ação de duas bactérias relacionadas a doenças respiratórias, principalmente a pneumonia, e um terceiro micro-organismo responsável pela doença de Lyme (Síndrome de Baggio-Yoshinari brasileira), pode estar relacionada ao processo degenerativo da valva mitral. A conclusão faz parte da tese defendida pelo cirurgião cardíaco Marcos Gradim Tiveron, doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e membro da equipe de Cirurgia Cardíaca da Santa Casa de Misericórdia de Marília. A pesquisa abre uma nova fronteira na investigação das causas das doenças do coração.

O médico explica que a valva mitral regula a passagem do sangue entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, impedindo que o sangue recue para o átrio após ser bombeado. As doenças valvares, provocadas por alterações nos tecidos, fazem com que o fluxo do sangue dentro do coração não funcione adequadamente.

A comunidade científica já tem conhecimento que a degeneração da valva mitral tem, entre os fatores causadores, transmissão genética, alterações em terminações nervosas valvares e ação de enzimas que destroem o tecido.

Entretanto, antes da pesquisa do Dr. Tiveron, ainda não havia na literatura mundial nenhuma referência às bactérias Chlamydophila e Mycoplasma pneumoniae (causadoras da pneumonia) e Borrelia Burgdorferi (causadora da doença de Lyme nos Estados Unidos e da Síndrome de Baggio-Yoshinari no Brasil) como fatores causadores da degeneração valvar.

O cirurgião cardíaco pondera que o trabalho não é conclusivo em afirmar a relação causa x consequência, porém, levanta uma fundamentada hipótese sobre a etiologia desta doença. Por isso, despertou o interesse de especialistas americanos e fez com que o trabalho recebesse aprovação para ser apresentado no principal evento científico da área, o congresso da Heart Valve Society, que será realizado em março em Nova Iorque.

“A nossa pesquisa com esse tema vem desde a residência médica. Quando iniciei o projeto do doutorado, decidi aprofundar. Ainda temos um longo caminho a percorrer, até que esse fato científico esteja estabelecido. Essa investigação pode resultar, no futuro, em menor progressão do processo de degeneração e consequentemente, melhores resultados cirúrgicos, visando a qualidade de vida das pessoas que sofreram esse processo de degeneração na valva”, disse o cirurgião.

Além da defesa da tese, com o conhecimento adquirido a respeito das doenças das valvas cardíacas, Tiveron participou recentemente da publicação de três capítulos em livros de referência para a cardiologia nacional, indicados como material didático para cursos de graduação e residência médica.

O provedor da Santa Casa de Marília, Milton Tédde, elogiou o cirurgião cardíaco e destacou a tradição dos profissionais que trabalham no hospital. “Temos o corpo clínico com alguns dos melhores especialistas de São Paulo e do Brasil. A conquista do Doutor Tiveron nos enche de orgulho e alegria”, parabenizou o dirigente.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Polícia apura golpe e extorsão contra médico; bandido diz que ‘comanda Marília’
  • 2
    Mulher entrega carteira com dinheiro na CPJ e vai embora sem se identificar
  • 3
    Santa Casa de Marília diz não ter dinheiro para manter equipe de neurocirurgia
  • 4
    Apuração vê indícios de fraude em abastecimentos da frota municipal

Escolhas do editor

SAÚDE
Estado e Prefeitura fecham acordo para manter neurocirurgia na Santa CasaEstado e Prefeitura fecham acordo para manter neurocirurgia na Santa Casa
Estado e Prefeitura fecham acordo para manter neurocirurgia na Santa Casa
MOBILIDADE URBANA
Dani Alonso e Capitão Augusto anunciam novas marginais no ContornoDani Alonso e Capitão Augusto anunciam novas marginais no Contorno
Dani Alonso e Capitão Augusto anunciam novas marginais no Contorno
MN TV
‘Nova funcionária’? Cadela invade escola e vira mascote em Marília‘Nova funcionária’? Cadela invade escola e vira mascote em Marília
‘Nova funcionária’? Cadela invade escola e vira mascote em Marília
Gabriela Rocha e pastora Raquel Lima participam de conferência em MaríliaGabriela Rocha e pastora Raquel Lima participam de conferência em Marília
Gabriela Rocha e pastora Raquel Lima participam de conferência em Marília

Últimas notícias

Estado e Prefeitura fecham acordo para manter neurocirurgia na Santa Casa
Dani Alonso e Capitão Augusto anunciam novas marginais no Contorno
Mariliense transformou demissão em virada de vida até o MasterChef
Live commerce mostra como o varejo aposta em interação em tempo real

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie