Desde 2014, mais de 29000 artigos.
,/2018

Chuva em Marília deve persistir até segunda-feira

Cidade
14 de setembro de 2018

Marília deve ter o tempo chuvoso pelo menos entre esta sexta (14) e a próxima segunda-feira (17), segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Os radares ficam em Bauru e Presidente Prudente e mostram um deslocamento das nuvens para leste/sudeste, de acordo com a metereologista Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira, do instituto.

“Céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas e trovoadas isoladas. Ventos variáveis, fracos a moderados, com rajadas associadas às ocorrências de chuvas”, é a previsão válida até às 13h desta sexta-feira.

As precipitações podem estar acompanhadas de descargas elétricas e a temperatura em Marília deve oscilar entre 18°C e 27°C até o fim do dia.

O tempo instável é explicado, segundo a especialista, por “áreas de baixas pressões no interior do continente”.

Entre sábado (15) e segunda-feira, o quadro deve ser um só, de acordo com ela. “O tempo permanece instável sobre o estado de São Paulo, com muita nebulosidade e previsão de chuva e trovoadas isoladas, principalmente entre o domingo e a segunda. Temperaturas em declínio”.

O ClimaTempo, um dos mais conhecidos serviços do ramo no país, indica 80% de chance de chover 10 milímetros durante toda a sexta – manhã, tarde e noite – de forma quase contínua na cidade.

Por volta das 14h a temperatura mais alta do dia deve ser registrada, algo próximo de 26°C, segundo o serviço meteorológico.

Já entre sábado e segunda, o ClimaTempo prevê entre 80% e 90% de chances de chuva. “Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora”. A temperatura máxima deve cair de 25°C no sábado para 22° no domingo (16).

Até agora, os aparelhos da Defesa Civil do Estado de São Paulo haviam registrado chuvas abaixo da média para setembro, depois de um mês de agosto com precipitações cinco vezes acima do esperado.

Os pluviômetros só haviam identificado chuvas de pequena intensidade no município nos dias 3 e 4 de setembro.

As temperaturas mínimas e máximas deste mês também ficaram um grau centígrado abaixo da média.