Chuva desaloja famílias, invade lojas e derruba muro de escola
As intensas chuvas que caíram entre ontem (22) e esta quinta-feira (23) em Marília resultaram em uma série de incidentes e transtornos em várias partes da cidade.
As áreas afetadas sofreram com quedas de muros, destelhamentos, alagamentos, queda de árvores e cortes de energia.
No bairro Nova Marília 3, zona sul da cidade, a força das chuvas ocasionou a queda de um muro de arrimo, levando à interdição de pelo menos cinco residências. Uma das paredes de uma casa desabou, forçando as famílias afetadas a deixarem o local.
A Defesa Civil realiza cadastros para providenciar assistência às pessoas desabrigadas, que foram temporariamente realocadas em casas de parentes.
Além disso, há solicitações de auxílio das secretarias da Assistência Social e Planejamento Urbano, assim como do Fundo Social.
Ainda na zona sul, a Escola Municipal de Educação Infantil Sambalelê, situada no Jardim Monte Castelo, também foi afetada pela tempestade, tendo seu muro desabado durante o evento climático. É a segunda vez no ano que o muro da Emei cai por conta das chuvas. Em janeiro o mesmo incidente foi registrado.
Outro ponto atingido foi a Escola Estadual Prof.ª Carlota de Negreiros Rocha, no bairro Fragata, onde as salas de aula foram invadidas pela água, causando danos em parte da estrutura escolar (veja o vídeo abaixo.
Em Padre Nóbrega, a Emei Branca de Neve também acabou invadida pela água, que caia do teto e interrompeu as atividades.
Além disso, alagamentos em diversas vias, como nas avenidas Tomé de Souza e João Ramalho, no Jardim Monte Castelo, afetaram estabelecimentos comerciais, resultando em prejuízos materiais.
O volume de água que caiu nas avenidas Jóquei Clube, e República, na zona sul e norte respectivamente, resultou em interrupções no tráfego, complicando o deslocamento dos motoristas.
A maioria dos motoristas parou, esperando o tempo melhorar e a água abaixar, mas alguns arriscaram os veículos e as vidas, na tentativa de prosseguir o trajeto.
A falta de energia também afetou toda a cidade, deixando semáforos inoperantes, especialmente no centro e zona oeste.
O apagão forçou muitos estabelecimentos comerciais a encerrarem suas atividades mais cedo ontem.
Segundo o Corpo de Bombeiros, até o meio da tarde desta quinta, foram registradas 20 quedas de árvore, um destelhamento, desabamento de muro e uma queda de fio energia.
Felizmente, apesar dos danos materiais, não foram relatados feridos nos incidentes causados pela tempestade.
Autoridades locais e equipes de emergência permanecem mobilizadas para lidar com as consequências das chuvas e prestar assistência à população afetada.
Veja registros feitos por leitores do Marília Notícia abaixo.