Cetesb interdita área do transbordo de lixo em Marília
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) confirmou ao Marília Notícia que a área de transbordo de lixo localizada em Avencas foi interditada na última segunda-feira (13).
A Prefeitura, no entanto, garante que o lixo domiciliar da cidade continua sendo levado para lá antes de ser remanejado para aterros localizados em outros municípios.
A agência teria dado um prazo de 90 dias para adequações de irregularidades como falta de impermeabilização e cobertura do local.
A Cetesb informou que desde 2017 aplica multas no Executivo municipal por problemas no local que já somam mais de R$ 263 mil.
“Neste momento a Companhia aguarda o cumprimento das exigências técnicas para regularização da área”, dia nota enviada ao site.
Questionada, a Prefeitura informou que antes do término do prazo dado as adequações exigidas serão realizadas.
“Todo o lixo está sendo levado para lá normalmente, justamente porque a Cetesb deu o prazo para fazer as adequações”, afirma o administração municipal.
Licitação
Um acórdão publicado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) determina a reelaboração do pregão presencial número 78 deste ano em que a Prefeitura de Marília pretende contratar empresa para o transbordo de lixo produzido na cidade.
A licitação foi aberta no dia 18 de abril e o pregão aconteceria no dia 3 de junho, mas o certame foi suspenso dias antes.
O valor estimado é superior a R$ 16 milhões para transporte de 72 mil toneladas de lixo durante 12 meses até aterros licenciados.