Catraca em escolas e 100% de esgoto tratado; conheça as propostas para Ocauçu
Os candidatos à prefeitura de Ocauçu Dito Costa e Silva (PSD) e Felipe do Nino (PL) lançaram seus planos de governo com propostas de modernização escolar e saneamento básico. Eles têm como vice Patrícia Guerke (PP) e Beto Da Val (PL), respectivamente.
Entre os pontos em comum estão a saúde, educação e infraestrutura. No entanto, as propostas de cada se diferenciam em áreas específicas, como implementar catracas em escolas por Dito e a construção de uma nova lagoa de tratamento de esgoto por Felipe.
Dito, atual prefeito e candidato à reeleição, concentra seu plano na continuidade das melhorias que diz que já implementou, com destaque para a área de educação, onde propõe aumentar a segurança nas escolas com catracas e monitoramento facial, e distribuir tablets para os alunos, visando modernizar o ambiente escolar. Além disso, planeja manter o transporte universitário gratuito.
Na saúde, Dito planeja construir um centro de especialidades que atenderá a população com serviços de psicologia, ortopedia e ginecologia. Pretende também ampliar o atendimento 24h nas unidades de saúde e implantar o uso de telemedicina, além de investir em prevenção a doenças crônicas e no atendimento mental.
Em infraestrutura, sua proposta inclui a ampliação da iluminação pública com lâmpadas de LED, regularização fundiária e instalação de energia solar em prédios públicos. Ele também se compromete com a construção de uma piscina aquecida para fisioterapia.
Dito quer ainda reforçar os projetos sociais com oficinas ocupacionais e aumentar o apoio às famílias carentes. No setor de cultura e turismo, tem em vista transformar Ocauçu na “Capital Estadual da Mandioca”, além de promover festivais e eventos culturais.
Por sua vez, Felipe do Nino apresenta um plano de governo focado na melhoria da infraestrutura. Sua principal proposta na área de saneamento básico é a construção de uma nova lagoa de tratamento de esgoto, para atender 100% da cidade, além da pavimentação de ruas e construção de galerias pluviais.
Na saúde, Felipe se compromete a implantar um programa psicossocial para crianças e adolescentes com foco na saúde mental, além de fortalecer a Estratégia Saúde da Família (ESF) com a contratação de mais médicos. Ele também defende a informatização do sistema de agendamento de consultas e a ampliação de exames como ultrassom e raio-x.
Na educação, Felipe aposta em uma maior integração da tecnologia no ensino, com a instalação de data shows e TV em todas as salas de aula, e a distribuição de tablets individuais para os alunos. O candidato também quer construir novas salas para absorver a demanda de período integral nas escolas.
Felipe se compromete com o turismo rural, na exploração de cachoeiras locais e promovendo o turismo com o resgate do Festival de Viola. Sua proposta inclui a criação de programas para a agricultura familiar, incentivo à reciclagem e reflorestamento.
O Marília Notícia, além de publicar a reportagem sobre os planos de governo dos três candidatos a prefeito de Ocauçu, disponibiliza os documentos na íntegra para quem deseja mais detalhes. Confira abaixo: