Cartão de resposta do CNU será liberado no dia 10; governo já recolheu todo o material
Os cartões de respostas dos candidatos do CNU (Concurso Nacional Unificado) foram todos recolhidos e transportados para a sede da Fundação Cesgranrio, organizadora da seleção, que fica no Rio de Janeiro, segundo informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta segunda-feira (2).
Os candidatos poderão consultar as imagens dos cartões de resposta no dia 10 de setembro, a partir das 10h. A consulta será feita na área do candidato do site em que foi feita a inscrição para o concurso.
Segundo o governo, após a coleta, todos os cartões de resposta serão digitalizados.
A fase de recolhimento das provas e do material administrativo utilizado na aplicação do concurso contou com o apoio de diferentes órgãos de segurança, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Abin (Agência Brasileira de Inteligência), secretarias estaduais de Segurança e Ministério da Justiça, segundo o coordenador de logística do CNU, Alexandre Retamal.
Os Correios também participaram da operação, que envolveu 228 municípios onde foram realizadas as provas. De acordo com o MGI, a fase de logística reversa é crucial para garantir segurança e integridade para a seleção.
PRÓXIMOS PASSOS
A divulgação do resultado do CNU está prevista para o dia 21 de novembro, período em que as convocações serão iniciadas. Para os cargos que exigem treinamento específico, as contratações devem ser iniciadas a partir de janeiro de 2025.
Ao todo, três listas de chamadas serão realizadas. Aqueles que não responderem estarão automaticamente fora. A lista de espera terá 13 mil candidatos, número que representa o dobro do total de vagas -os candidatos serão chamados em caso de desistência e se cargos vagos surgirem no período de validade da seleção.
A prova do CNU foi aplicada no dia 18 de agosto. Com 2,1 milhões de inscritos e 970 mil participantes, a seleção teve abstenção de 54,12%. A data inicial do exame foi adiada após as chuvas no Rio Grande do Sul.
O concurso tem oito blocos de vagas, cada um com cinco eixos temáticos. Ao todo, os participantes fizeram 36 provas, somando entre discursivas e objetivas, além de uma redação.
*
CONFIRA O CALENDÁRIO DO CNU
Eventos – Data
Disponibilização da imagem do cartão de resposta do candidato – 10 de setembro
Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva; convocação para o envio de títulos (via upload) – 8 de outubro
Prazo para entrar com recurso pedindo revisão das notas da prova discursiva – 8 e 9 de outubro
Envio dos títulos – 9 e 10 de outubro
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai) – 17 de outubro
Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) de quem se declarar com deficiência – 17 a 25 de outubro
Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas – 2 e 3 de novembro
Resultado preliminar da avaliação de títulos – 4 de novembro
Prazo para apresentar recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos – 4 e 5 de novembro
Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência – 13 de novembro
Prazo para apresentar recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarar com deficiência – 13 e 14 de novembro
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos – 19 de novembro
Previsão de divulgação dos resultados finais – 21 de novembro
***
POR JÚLIA GALVÃO