Desde 2014, mais de 65000 artigos.
,/2022

Comprar casa pronta ou construir? O que vale mais a pena?

Coluna
11 de janeiro de 2022

(Foto: newville.com.br)

Quando alguém pensa em ter uma casa, uma dúvida que pode surgir é: melhor comprar uma pronta ou construir? Nós do Studio Grená Arquitetura estamos aqui para analisar as vantagens e desvantagens que cada uma delas oferece. Os pontos fundamentais para se levar em consideração na hora da escolha são: o valor disponível para investir, o tempo e a sua paciência.

(Foto: imóveis.estadao.com.br)

Vantagens de construir

– A casa será projetada e planejada de acordo com as suas necessidades. Tanto as financeiras como as da casa;

– Você não vai precisar fazer reformas depois, afinal foi você quem escolheu tudo que está nela;

– Se foi feito um bom planejamento, construir vai sair mais barato do que comprar pronto;

– O processo pode ser feito por etapas e você pode ir se capitalizando entre elas. Pode primeiro comprar o terreno, depois fazer o projeto e executar a obra também por fases: fundação, laje, cobertura, acabamento, etc.;

– Você consegue negociar o preço dos materiais que escolher e, com isso, pode conseguir bons descontos.

(Foto: lancaurbanismo.com.br)

Desvantagens de construir

– É mais demorado, justamente porque exige um processo e planejamento, além do tempo da obra;

– Você vai precisar contar com recursos próprios para iniciar a obra, mesmo que opte pelo financiamento, esse recurso será necessário nas primeiras etapas;

– É você quem vai escolher todos os detalhes desse projeto, da divisão de ambientes aos revestimentos de cada um deles, isso leva tempo e paciência.

(Foto: gazeta-rs.com.br)

Vantagens de comprar pronta

– É muito mais rápido. Em geral, você pode se mudar para o imóvel logo após a aquisição;

– As formas de pagamentos são facilitadas, isso porque as opções de financiamento para a compra são muito maiores e você não precisa de um valor tão alto logo de cara.

Desvantagens de comprar pronta

– A chance de precisar fazer uma reforma é grande. Dificilmente você vai encontrar uma casa com tudo que te agrade e não vai precisar mudar nada;

– Apesar da facilidade de pagamento no início, no fim, o valor pago vai ser maior do que se você construísse. Isso porque além dos juros você também pagará o lucro para quem construiu a casa.

(Foto: magicfloridaimoveis.com.br)

Com a sua escolha feita, outra orientação importante é que você tenha um profissional para te ajudar nessas etapas. Se a opção for construir, ele vai te ajudar desde a escolha do terreno, o projeto do jeito que você sempre quis, até as escolhas que melhor vão se encaixar em cada cantinho da casa. Se optou pela casa pronta e vai querer fazer alguma mudança para que a casa tenha ainda mais sua cara, ele vai te auxiliar nos processos de reforma e deixar ela menos complicada possível.