Desde 2014, mais de 50000 artigos.
,/2020

Candidato ao Conselho de Medicina é recebido na Santa Casa

Cidade
01 de agosto de 2014

IMG_5554Os médicos Jorge Curi e Rui Tanigawa, candidatos ao comando do CFM (Conselho Federal de Medicina), visitaram na manhã da última quarta-feira, dia 30, a Santa Casa de Marília. Eles foram recebidos pelo provedor da instituição, empresário Milton Tédde, e pela diretora técnica, Ismênia Torres, entre outros diretores do hospital.

Os assuntos foram o financiamento público da saúde, a oferta de serviços e especialidades, a relação entre médico e diretores de hospitais, gestão da qualidade e sucessão na entidade federal. Os candidatos concorrem na oposição a atual presidência e batizaram a chapa de “valorização médica”, por defender uma revisão nas relações entre os profissionais com a sociedade e, principalmente, com os governos.

“Existem graves deficiências. Convivemos, no Brasil, com o melhor e o pior da saúde. Temos que ampliar o que é bom e mudar o que é ruim. É preciso coesão das entidades associativas, das faculdades de Medicina, do sistema filantrópico e todos que puderem contribuir. Precisamos de um pacto pela saúde”, disse Curi. A mobilização pelo investimento de pelo menos 10% do orçamento federal em saúde foi uma das recentes bandeiras do dirigente. Estados e municípios já aplicam percentuais mínimos, porém falta regulamentação que estenda a obrigação à União.

Programas governamentais como o “Mais Médicos”, segundo ele, não funcionam. Também não adianta culpar a gestão hospitalar pelos problemas. Na maioria dos casos, a conta não fecha e os administradores ficam sem condições de honrar compromissos. “Já houve um tempo com maior tensão entre o corpo clínico e a direção hospitalar. Estamos superando esse desafio e compreendendo que se melhorar, vai melhorar para todos”, disse.

O provedor da Santa Casa de Marília afirmou que a instituição está de portas abertas para todas as chapas e destacou a importância do encontro com os candidatos ao CFM. “O médico é nosso parceiro. Queremos sempre conversar com os conselhos, as associações e diretamente com os médicos, envolvendo nossa diretoria clínica e técnica. Só assim vamos avançar na qualidade do atendimento à população”, afirmou Tédde.

O encontro desta quarta-feira contou com a participação do cirurgião pediátrico José de Freitas Guimarães Neto, ex-superintendente da Santa Casa local, do cirurgião cardíaco Rubens Tófano de Barros e do diretor administrativo da Santa Casa, Sérgio Stopato Arruda. 

IMG_5572