Desde 2014, mais de 30000 artigos.
,/2018

Câncer de boca, você conhece? Veja as causas!

Coluna
15 de outubro de 2018

O câncer de boca atinge os lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização mundial que tem o objetivo de alertar a população sobre o diagnóstico do câncer de mama.

Portanto, em virtude deste momento de maior sensibilização, cabe a nós, dentistas, fomentar a prevenção de outra patologia também muito séria, como o câncer de boca. É exatamente esse o papel da Oral Sin Implantes, principalmente ao longo deste mês de outubro, levando informações e conscientizando toda população.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os cânceres de cavidade oral estão entre os dez de maior incidência. São registrados aproximadamente 15 mil novos casos por ano no Brasil, sendo que 40% deste número pode levar a óbito. Ou seja, estamos falando de uma doença que precisa ser diagnosticada e tratada em sua fase inicial, até porque muitas das mortes acontecem pelo tratamento tardio.

O câncer de boca atinge os lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. Os principais fatores de riscos são: trauma repetitivo causado por próteses móveis, tabagismo, consumo exagerado de bebida alcoólica, exposição solar em excesso, fator genético e outros.

– Trauma repetitivo: Poucos imaginam, mas o uso de uma dentadura ou ponte móvel podem ser determinantes para o desenvolvimento de um câncer bucal. Essas próteses móveis que se desgastam com o tempo causam atrito na gengiva, lesões bucais e acumulam restos alimentares, que geram a proliferação de bactérias, feridas e sangramentos. Essas “feridinhas” em potencial na boca podem se transformar em um câncer.

– Tabagismo: O tabaco aumenta de 4 a 15 vezes a probabilidade de desenvolver um câncer de boca. Para se ter uma ideia, o cigarro contém 60 substâncias com poder cancerígeno. Além dos componentes tóxicos, a inalação da fumaça quente também é prejudicial para a saúde da boca e da garganta.

– Alcoolismo: A ingestão excessiva de bebida alcoólica aumenta cerca de 9 vezes o risco de câncer e, quando associado ao tabagismo, esse número salta para 35. O alcoolismo é responsável por quase 4% das mortes e, mais especificamente, de 50% a 70% de todas as mortes por câncer de língua, cavidade oral, faringe e esôfago.

– Exposição ao sol: A exposição excessiva pode provocar um câncer de lábio inferior. Pessoas de cor clara, com pouca pigmentação de melanina, são as que apresentam maior risco.

Então, ATENÇÃO! A recomendação é parar de fumar e ingerir bebida alcoólica, manter uma boa higiene bucal, se proteger dos raios solares, além de uma alimentação saudável. Em caso de qualquer anormalidade, a Oral Sin Implantes de Marilia está à sua disposição. O telefone é o (14) 3221-2707.

Responsável Técnico:Dr.Marcelo Rodrigues CRO-SP 53842/ CRO-Cl 15800/SP