Desde 2014, mais de 63000 artigos.
,/2021

Campanha do HOU faz a diferença na luta contra o câncer

Cidade
14 de outubro de 2021

Voluntária doa madeixas para a campanha do HOU (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

Solidariedade em mechas, em ação voluntária desenvolvida no Hospital Oncológico Unimar (HOU), nova instituição do complexo de saúde Hospital Beneficente Unimar (HBU).

Começou nessa quarta-feira (13) a ação que vai arrecadar cabelos, para a confecção de próteses capilares gratuitas para pacientes com câncer.

A iniciativa é uma soma de esforços que reúne a Universidade de Marília (Unimar), as empresas Paschoalotto e Embelleze, além da Organização Não Governamental (ONG) Rapunzel Solidária.

A superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva, explica que a ação surgiu de pessoas com propósito voluntário, que conhecem a importância desse movimento, inclusive, para a cura das pacientes.

“A autoestima da mulher, o bem-estar psicológico, nesta fase tão difícil de enfrentamento da doença, é muito importante. Há estudos nesse sentido. A paciente precisa acreditar na cura. Encontrar pessoas e atitudes que colaborem para esse bem-estar mental é algo que nos deixa felizes”, destaca.

Ação segue até a próxima sexta-feira (15), as 13h às 18h (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

Márcia lembra ainda que o gesto solidário é extremamente significativo por seu poder de conscientização. Quem doa (mulher ou homem) abraça a causa não apenas por um dia.

“A pessoa que doa abre mão da vaidade ao cortar os seus cabelos, após tanto cuidado, tanto tempo investido. O corte é rápido, mas essa campanha tem o poder de incutir na população o ano todo. É um lembrete sobre a prevenção”, afirma.

A superintendente destaca a relevância do autoexame, do ultrassom da mama, da busca pelo diagnóstico precoce. “A descoberta [do câncer] em estágio inicial é importante para a cura, por isso, a causa tem que ser lembrada o ano todo”, frisa a superintendente.

PARTICIPE

A ação segue nesta quinta (14) e sexta-feira (15), das 13h às 18h, no saguão do Hospital Oncológico Unimar, localizado na rua Oswaldo Florindo Coelho, 79 – Jardim São Gabriel, zona Oeste de Marília.

Funcionária do HBU participa da campanha e faz doação (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

Equipe do Instituto Embelleze realiza o corte dos cabelos, assim como a esmaltação (sem retirada de cutículas, devido as medidas de higiene) de todas as doadoras.

A programação inclui ainda uma exposição de quadros com imagens de mulheres que são atendidas pela Associação de Combate ao Câncer (ACC).

Todas as doadoras recebem uma cartinha em agradecimento à iniciativa que vai ajudar muitos pacientes que estão em tratamento e que necessitam de uma peruca.

A campanha terá novas etapas, com a produção de fotos das doadoras (que autorizarem) para a confecção de um outdoor que será instalado nas proximidades do hospital, em agradecimento à iniciativa das empresas parceiras.

Após a arrecadação, as mechas serão enviadas para a ONG Rapunzel Solidária, que vai confeccionar as perucas e encaminhá-las de volta ao hospital.

As perucas serão doadas às pacientes sendo que, de acordo com o volume arrecadado, poderá haver entrega também para a ACC ou outras entidades que atendem pacientes com câncer.

Ação voluntária chama para participação (Arte: Universidade de Marília)

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui!  Estamos no Telegram também, entre aqui.