MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 02 mar. 2021

Câmara isenta taxas, mantém vetos e muda horário de feira

por Carlos Rodrigues

Em sessão na noite desta segunda-feira (1º) a Câmara de Marília aprovou, em primeira discussão, projeto de autoria do vereador Luiz Eduardo Nardi (Podemos), que isenta os contribuintes do pagamento de qualquer taxa, por 180 dias, para regularização de imóveis com até 100 metros quadrados. A proposta voltará ao plenário após análise de comissões e emendas.

Em sessão ‘morna’, com clima bem diferente da semana anterior – quando a discussão sobre o edital para construção de um novo prédio para o Legislativo gerou ‘bate-boca’ – desta vez o tempo do pequeno expediente foi usado para assuntos menos polêmicos. O tema Covid-19 predominou.

O projeto de autoria de Nardi, que propõe a isenção de taxas, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.

A medida não é novidade e já ocorreu em outras oportunidades – com tempo determinado -, o que gera melhoria do cadastro mobiliário do município e oportunidade para quem ampliou imóveis, sem o procedimento na Prefeitura.

Os vereadores discutiram e votaram a derrubada ou não de um veto do prefeito Daniel Alonso (PSDB) a emendas que foram aprovada no orçamento do município. A medida gerou debates e protesto, principalmente de Danilo Bigeschi (PSB) e Eduardo Nascimento (PSDB).

O motivo alegado pelo Executivo para os vetos seria a inconstitucionalidade ou falta de amparo legal para as emendas dos vereadores.

“Eu entendo que, de uma forma mais ampla, nós não podemos intervir no orçamento do Executivo, mas eu acho que esta Casa também tem um papel”, reclamou um dos vereadores.

Os vetos de Daniel foram mantido, com três votos contrários: Junior Féfin (PSL), Nascimento e Bigeschi, que falou na tribuna.

Zoneamento e feira livre

Após pedido de vistas do vereador Nascimento, projeto que reclassifica vias da cidade teve votação adiada. A proposta transforma em ‘zona especial dos corredores’ a alameda Joaquim Cavina, avenida Cascata, avenida João Martins Coelho, entre outras.

Na prática, reclassificações na lei de zoneamento podem alterar as permissões para construções em determinadas regiões, liberando ou proibindo novos edifícios, estabelecimentos comerciais, entre outras intervenções urbanas.

O pedido de vistas feito por Nascimento teve votos contrários de Professora Daniela (PL), Junior Moraes (PL), Evandro Galete (PSDB) e Marcos Custódio (Podemos).

A Câmara aprovou ainda, nesta segunda-feira, a alteração do horário de funcionamento da feira livre. O atendimento ao público no turno matutino começa às 5h e agora vai até às 13h, não mais até às 12h, como ocorria anteriormente.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Técnico em refrigeração é preso com revólver e munições; ‘gosto de armas’, teria afirmado
  • 2
    Marília e região enfrentam primeira onda de frio mais intensa do ano
  • 3
    A força das mulheres que sobrevivem à ausência dos filhos
  • 4
    Atleta de Marília perde R$ 7,1 mil em golpe da falsa central bancária

Escolhas do editor

NOVA OBRA
Governo Vinicius lança projeto do Parque da Criança nesta quintaGoverno Vinicius lança projeto do Parque da Criança nesta quinta
Governo Vinicius lança projeto do Parque da Criança nesta quinta
CLIMA
Marília registra menor temperatura do ano; veja previsãoMarília registra menor temperatura do ano; veja previsão
Marília registra menor temperatura do ano; veja previsão
LEGISLATIVO
Câmara vota obras de infraestrutura no Distrito Industrial em MaríliaCâmara vota obras de infraestrutura no Distrito Industrial em Marília
Câmara vota obras de infraestrutura no Distrito Industrial em Marília
SAÚDE
UBS Castelo Branco pode passar por novo reparo após reforma recenteUBS Castelo Branco pode passar por novo reparo após reforma recente
UBS Castelo Branco pode passar por novo reparo após reforma recente

Últimas notícias

Nova lei publicada nesta segunda define percentual mínimo de cacau nos chocolates 
Governo Vinicius lança projeto do Parque da Criança nesta quinta
Fies 2026: pré-selecionados devem validar dados da inscrição até hoje
Lei reconhece atividade circense como expressão da cultura popular

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie