Câmara Municipal aprova tombamento do Aeroclube de Marília

A Câmara dos Vereadores de Marília retomou suas atividades na tarde desta quinta-feira (6), após o recesso de Carnaval, aprovando o tombamento do Aeroclube de Marília, que após a sanção do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), será considerado patrimônio cultural do município. A sessão foi comandada pela vereadora Professora Daniela (PL), que substituiu o presidente Danilo Bigeschi (PSDB).
O aeroclube local quase teve suas atividades interrompidas por ação da Rede Voa, concessionária do Aeroporto Frank Miloye Milenkovich de Marília, mas conseguiu na Justiça o direito de continuar no local. O tombamento foi proposto pelo vereador Elio Ajeka (PP), em passo importante para manutenção das atividades.
O projeto de lei 11/2025, que oficializa o tombamento do Aeroclube de Marília, foi aprovado por unanimidade. Fundado em 1940, o espaço tem papel fundamental na história da aviação regional, sendo um centro de formação de novos aviadores e realização de eventos aeronáuticos.

Os vereadores também aprovaram o projeto de lei 4/2025, denominando o sistema de lazer localizado entre as ruas Shinji Kuroki, Reverendo Delfino José Correa, Engenheiro Columbano Eppinghaus e Benedita Pio Andrade, no Jardim Luciana, que se chamará praça Maria de Lourdes Vicentini Jorente. A homenagem reconhece a trajetória de Maria de Lourdes, conhecida por seu trabalho social e filantrópico.
Os vereadores também aprovaram a matéria 5/2025, nomeando a projetada rua B, entre as avenidas República e Yusaburo Sasazaki, no Distrito Industrial Santo Barion, como rua Lindaura Sarmento Teixeira. A proposta homenageou Lindaura, uma curandeira e espírita que dedicou sua vida a ajudar à comunidade mariliense.
Também foi aprovada a matéria 24/2025, autorizando o Poder Executivo a abrir créditos adicionais no orçamento municipal para custear ações na Secretaria Municipal de Saúde e no Sistema Único de Assistência Social (Suas), além de repasses a entidades do terceiro setor.
Por fim, os vereadores aprovaram a proposta 25/2025, que propõe a desafetação de uma área de 431,61m², originalmente destinada ao Sistema de Lazer 2 B, no bairro Residencial Delazir Apparecida Cigano Herrera, para a construção de uma unidade escolar, em medida que busca ampliar a oferta de educação na região.
Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!