MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
seg. 05 jul. 2021

Brasil fica fora no basquete em uma edição da Olimpíada

por Agência Estado

Nenhuma seleção pode receber o fardo da outra. No fim, o Brasil ficou fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio no basquete. A chance derradeira foi desperdiçada no domingo. A equipe masculina não conseguiu repetir o excelente desempenho dos três primeiros jogos no Pré-Olímpico de Split, na Croácia, e perdeu para a Alemanha por 75 a 64, na decisão da vaga.

A derrota do time do técnico Aleksandar Petrovic deixou o esporte fora de uma Olimpíada apenas pela segunda vez na história. Três vezes bronze (Londres-1948, Roma-1960 e Tóquio-1964) no masculino e medalha de prata (Atlanta-1996) e bronze (Sydney-2000) no feminino, o País sempre se fez presente na modalidade ao longo dos anos. A última vez que não contou com nenhum dos naipes foi em 1976, em Montreal, no Canadá.

O feminino, que participou das últimas sete edições desde Barcelona-1992, ficou fora após um caminho de recuperação pelas mãos do técnico José Neto. O Brasil acumulava resultados negativos até que o treinador com enorme lastro de títulos no masculino assumiu. A inesperada derrota para Porto Rico, no Pré-Olímpico, em fevereiro do ano passado, em Bourges, na França, no entanto, encerrou o sonho de classificação.

No 3×3, que estreia em Tóquio, o Brasil não participou do Pré-Olímpico no feminino e, apesar de se destacar no torneio masculino, também não se classificou. A seleção formada por Jefferson Socas, Fabrício Veríssimo, André Ferros e Jonatas Mello caiu nas quartas de final diante da França, no qualificatório disputado em Graz, na Áustria, e ficou fora.

A esperança, então, era o masculino. A seleção brasileira chegou à final com uma campanha 100%. Superou Tunísia, Croácia e México até com certa facilidade. Na final, no entanto, o Brasil fez sua pior apresentação sob o comando de Petrovic. Com um péssimo aproveitamento no ataque, apenas 39,1% (25/64) nos arremessos de quadra e 28% (7/25) nas bolas de três pontos, o time foi presa fácil para uma Alemanha que contou com Moritz Wagner bastante inspirado. O jogador do Orlando Magic anotou 28 pontos e foi o cestinha do jogo.

O Brasil sentiu falta principalmente de uma boa atuação de Vitor Benite, que esteve muito abaixo do que pode produzir. O ala, até então o destaque da seleção na competição, converteu apenas três de 18 arremessos (16,7%), com dois para sete nas bolas de três (28,6%). O maior pontuador brasileiro foi o pivô Anderson Varejão, que terminou com 14 pontos.

“Demos o nosso melhor, mas falhamos em alguns detalhes minúsculos em certos momentos, como um rebote, por exemplo. Também pecamos em alguns arremessos. Parabéns à Alemanha porque hoje (ontem) jogaram pela vitória”, analisou Petrovic. “Nossos jogadores estão aprendendo a jogar partidas com esse nível de estresse. Esse tipo de jogo não é fácil. E provavelmente esse tenha sido o problema porque todos os dias estávamos jogando bem”.

Para Varejão, o resultado foi mais mérito da Alemanha, apesar de reconhecer que o Brasil não esteve bem em alguns momentos do jogo. “Eles tinham um ótimo plano de jogo. Infelizmente tomamos algumas atitudes erradas. Eles fizeram um grande trabalho, que tenham boa sorte na Olimpíada”.

A Alemanha se classificou para o Grupo B em Tóquio. O algoz do Brasil terá pela frente Austrália, Nigéria e Itália, que também chegou aos Jogos pelo Pré-Olímpico. Os italianos conseguiram uma surpreendente vitória diante da Sérvia, em Belgrado. O basquete masculino começa no próximo dia 25.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motorista morre após passar mal ao volante e invadir a contramão na SP-294
  • 2
    Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
  • 3
    Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
  • 4
    Acidente entre carreta e caminhão provoca lentidão no Contorno

Escolhas do editor

RECUPERAÇÃO
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem altaDepois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbanoBusca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
LEGISLATIVO
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em MaríliaPrefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
TRÂNSITO
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de MaríliaImagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília

Últimas notícias

Artilheiros históricos da Copa do Mundo e os recordes ainda em aberto em 2026
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie