Batalhão da Polícia Militar em Marília completa 54 anos de história
O 9º Batalhão da Polícia Militar do Interior (9 BPM/I), sediado em Marília, completa 54 anos de história neste dia 1º de junho. O trabalho de segurança pública militar na cidade, com unidade organizada, remonta à década de 1940.
Atualmente, a estrutura com centenas de policiais – números não são divulgados por questões de segurança – em Marília e nas companhias sediadas em Tupã e Garça. A abrangência é de 25 municípios, sob o comando do tenente coronel Alexandre Espíndola Cardoso Ledo.
Realidade muito diferente da década de 1940, quando a Força Pública do Estado de São Paulo instalou um Destacamento Policial em Marília. Em 1958, a pequena unidade foi reforçada e elevada à categoria de 1ª Companhia. A sede era no Centro, onde atualmente esta o edifício João Paulo II, na rua Bandeirantes.
CRIAÇÃO DA PM
Em abril de 1970, a unificação da Força Pública com a Guarda Civil deu origem à Polícia Militar do Estado de São Paulo. Neste contexto, foi instalado em Marília o 37º Batalhão de Polícia Militar.
No dia 2 de abril de 1971, a nova sede do batalhão foi inaugurada na rua Capitão Alberto Mendes Júnior, onde está localizada até hoje. No mesmo ano recebeu a designação de 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior, atual nomenclatura.
Ao longo dos anos, o 9º BPM-I passou por diversas mudanças e reformas, visando modernizar e aprimorar seus serviços. A unidade segue a política de segurança pública do Estado de São Paulo, sendo responsável pelo policiamento ostensivo preventivo na região.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!