Baratela é solto, fala em armação e pode ser exonerado por Vinicius

O secretário municipal de Suprimentos, Fernandes Baratela, deixou a carceragem da Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília no começo da tarde desta sexta-feira (14), após realização de audiência de custódia.
Ele havia sido preso na quinta-feira (13) nas proximidades do estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, o Abreuzão, sob acusação de ter suspostamente adulterado as placas do Hyundai HB20 que estava dirigindo.
Segundo apurou o Marilia Notícia, o carro é de propriedade particular. Em depoimento à Polícia Civil, Baratela informou que o veículo seria de sua filha. Ele negou ter feito qualquer alteração nas placas.
O secretário foi solto sem pagamento de fiança, mas está obrigado com cumprimento de medidas cautelares como o comparecimento mensal e obrigatório à Justiça e a proibição de ausentar-se por mais de oito dias da comarca onde reside.
O secretário municipal de Marília mora em Tarumã (SP), cidade vizinha a Assis, sede de comarca. Em sua soltura, o juiz o advertiu a cumprir as medidas cautelares sob pena de decretação de prisão preventiva.
O advogado Pedro Paulo Arantes Gonçales Galhardo, que defende o secretário, afirmou ter conversado com Fernandes Baratela, que nega os fatos.
“Conversei com o Fernandes, que está apreensivo e preocupado. Ele nega os fatos. Acabamos de concluir a audiência de custódia, na qual foi concedida sua liberdade. Neste momento, estamos em diálogo com ele, que permanece à disposição das autoridades para esclarecer os acontecimentos. Fernandes não cometeu essa adulteração no veículo e, mais do que ninguém, tem interesse em provar sua inocência e corrigir essa injustiça. Tenho plena convicção de sua inocência. Ele é um homem íntegro e honesto, incapaz de agir dessa maneira”, afirmou o advogado.
Nomeado para compor o novo governo municipal de Marília em dezembro de 2024, Baratela ainda mantém a rotina de deslocamentos entre sua residência e a secretaria. No entanto, essa rotina pode chegar ao fim nesta sexta-feira (14).
O Marília Notícia apurou que Baratela será recebido pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) para apresentar sua versão sobre a prisão. Independentemente da justificativa, ele deverá ser informado sobre sua exoneração.
No governo, prevalece o entendimento de que sua permanência no cargo, ainda que venha a ser inocentado futuramente, poderia gerar uma crise desnecessária para a gestão. A Secretaria de Suprimentos, pasta sob sua responsabilidade, é encarregada das licitações municipais.