MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
qua. 29 jan. 2025
TRÂNSITO

Dono de autoescola e instrutor são presos por aulas fantasmas em Garça

Fiscalização resultou na prisão em flagrante de dois por fraude no registro de aulas.
por Carlos Rodrigues
Viaturas na autoescola durante a fiscalização; duas prisões em flagrante (Foto: Garça em Foco)

Uma operação de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) resultou na prisão em flagrante do proprietário e de um instrutor de uma autoescola em Garça nesta terça-feira (28). A ação no estabelecimento teve apoio da Polícia Civil após a constatação de fraudes no registro de aulas práticas de direção.

Segundo o delegado Adriano Marreiro, os agentes do órgão estadual realizaram uma fiscalização disfarçados, munidos de um aplicativo que permitia monitorar o sistema da autoescola em tempo real.

Na verificação, os fiscalizadores identificaram que uma aluna supostamente estaria participando de uma aula prática de moto naquele momento. Contudo, o veículo permanecia estacionado em frente ao estabelecimento.

Pouco depois, a mesma aluna entrou na autoescola e finalizou a aula no sistema.

FLAGRANTE

Com a evidência da irregularidade, os agentes acionaram a Polícia Civil, que deslocou uma equipe para o local e encaminhou os responsáveis para a delegacia do município.

Após ouvirem os envolvidos, o delegado determinou a prisão em flagrante pelo crime de inserção de dados falsos em sistema público (artigo 313-A do Código Penal), que prevê pena de dois a 12 anos de reclusão.

CONIVÊNCIA

A investigação também apura a responsabilidade da aluna envolvida na fraude. “Neste momento, não conseguimos determinar se ela tinha conhecimento da ilegalidade ou se foi induzida. Ela colaborou com as investigações e segue como investigada”, explicou o delegado.

O crime é inafiançável na fase policial, por isso, os presos permanecerão à disposição da Justiça até a audiência de custódia. Após a decisão de um juiz é que será decido se eles poderão responder em liberdade ou não.

O delegado explicou ainda que além das consequências criminais, a autoescola também poderá sofrer sanções administrativas, incluindo interdição e suspensão das atividades, perda de registro profissional e impedimento dos envolvidos em procedimentos regulados pelo Detran.

Foi o segundo caso, em poucos dias, na região. Na semana passada, a Polícia Civil de Promissão e o Detran fizeram busca e lacraram um estabelecimento, depois de constatarem indícios de fraude em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

Segundo a polícia, a escola não havia ministrado aulas teóricas, mas lançou dados no sistema – praticamente o mesmo crime verificado em Garça.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Professor é preso após invadir contramão e provocar acidente alcoolizado
  • 2
    Homem reage a assalto e fica ferido no pescoço durante roubo na zona sul
  • 3
    Pé de maconha e droga fracionada levam dois para a prisão na zona norte de Marília
  • 4
    Motorista é preso após ameaçar matar esposa com caco de vidro

Escolhas do editor

RECUPERAÇÃO
Prefeitura inicia força-tarefa para manutenção de ruas e ponte em MaríliaPrefeitura inicia força-tarefa para manutenção de ruas e ponte em Marília
Prefeitura inicia força-tarefa para manutenção de ruas e ponte em Marília
CIDADE
Licitação reduz custo de reforma de praça em Padre NóbregaLicitação reduz custo de reforma de praça em Padre Nóbrega
Licitação reduz custo de reforma de praça em Padre Nóbrega
CONDOMÍNIOS
História de superação traz a Marília administradora criada em BotucatuHistória de superação traz a Marília administradora criada em Botucatu
História de superação traz a Marília administradora criada em Botucatu
PODER LEGISLATIVO
Câmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregularCâmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregular
Câmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregular

Últimas notícias

Prefeitura realiza nebulização noturna em bairros de Tupã nesta quarta-feira
Empresas no Lucro Presumido: Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL
Farmácia do Hospital Beneficente Unimar é destaque em revista do setor
Dori abre vagas em Marília com seleção no formato ‘portas abertas’

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie