MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
ter. 24 mar. 2026
ENSINO SUPERIOR

Aula magna da Unimar orienta alunos de TI sobre carreira profissional

Evento reuniu ingressantes e abordou mercado, inovação e formação.
por Marília Notícia
Encontro destacou oportunidades de carreira e desenvolvimento acadêmico (Foto: Divulgação)

Acadêmicos dos cursos de Tecnologia da Informação da Universidade de Marília (Unimar) participaram de aula magna que marcou o início do ano letivo e promoveu reflexão sobre carreira e futuro profissional. O encontro reuniu ingressantes de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Cibersegurança e Inteligência Artificial, segundo a instituição.

O evento contou com a participação do superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Elvis Fusco, que apresentou sua trajetória e abordou possibilidades de atuação na área, incluindo mercado de trabalho, pesquisa, inovação e empreendedorismo.

De acordo com o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar, Caio Saraiva Coneglian, a atividade tem papel estratégico na formação inicial dos estudantes. “Foi uma alegria receber o professor Elvis Fusco, que compartilhou sua trajetória na carreira de tecnologia e na área acadêmica. Os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir essa vivência e refletir sobre o caminho que irão trilhar ao longo da graduação. É uma forma muito especial de marcar o início do ano e dos cursos”, afirmou.

Atividade tem papel estratégico na formação inicial dos estudantes (Foto: Divulgação)

Durante a palestra, o convidado destacou a importância de aproveitar as oportunidades oferecidas pela universidade desde o início da graduação. “A ideia foi mostrar a esses futuros profissionais como aproveitar ao máximo a graduação, entendendo que esse período vai muito além da sala de aula. É o momento de desenvolver competências, explorar possibilidades e construir uma visão clara de futuro que gere motivação para seguir evoluindo”, disse.

Ainda segundo Elvis Fusco, a formação acadêmica deve ser vista como um período de construção contínua. “Falamos sobre como desenvolver competências ao longo da graduação, seja para o mercado de trabalho, para inovação ou para a carreira acadêmica. O mais importante é entender que esse é um tempo de formação ampla, que pode abrir muitas portas quando bem aproveitado”, completou.

Elvis Fusco e Caio Coneglian (Foto: Divulgação)

Para o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, a iniciativa reforça a conexão entre ensino e mercado. “Estamos sempre atentos às transformações tecnológicas, aliando teoria, prática e contato com profissionais de destaque. Iniciativas como essa fortalecem o protagonismo estudantil e contribuem para que os acadêmicos iniciam sua trajetória com mais clareza, motivação e propósito”, afirmou.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Polícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de Marília
  • 2
    Jovem tenta matar ex-namorado com seis facadas em Garça
  • 3
    Homem com histórico de uso de drogas morre e caso é comunicado à polícia
  • 4
    Polícia Civil prende acusado de matar e assar gata em condomínio

Escolhas do editor

PERÍCIA
Polícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de MaríliaPolícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de Marília
Polícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de Marília
TERREMOTO
Terremotos na Venezuela preocupam imigrantes em MaríliaTerremotos na Venezuela preocupam imigrantes em Marília
Terremotos na Venezuela preocupam imigrantes em Marília
CONEXÃO
MN TV: Transmissão travada na hora do jogo? Aí não dá!MN TV: Transmissão travada na hora do jogo? Aí não dá!
MN TV: Transmissão travada na hora do jogo? Aí não dá!
TRANSPARÊNCIA
Marília mantém nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscalMarília mantém nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscal
Marília mantém nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscal

Últimas notícias

Polícia investiga motorista que fugiu após deixar motociclista ferida em Marília
Família confirma morte de modelo do DF em terremoto na Venezuela
Rodada final dos grupos tem Inglaterra, Colômbia, Portugal e Argentina
Marília disputa Jogos da Melhor Idade com delegação de 120 integrantes

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie