MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 20 set. 2017

Auditor lança livro em Semana Acadêmica na Unimar

por Leonardo Moreno

Lançamento de livro do auditor da Receita Federal Ivan Malheiros (Foto: Leonardo Moreno)

A 19ª Semana de Administração e Ciências Contábeis da Unimar recebeu na noite de terça-feira (19) palestra e lançamento de livro do auditor da Receita Federal Ivan Malheiros, professor da casa nas disciplinas de contabilidade pública, auditoria e perícia.

A palestra apresentada por Malheiros abordou o “Ganho de Capital nas operações”, sobre imposto de renda que incide em bens móveis e imóveis. De acordo com ele, assunto abrangente, que interessa os alunos de ambos os cursos.

A obra lançada pelo professor e auditor fiscal “Contabilidade Criativa – tipos de práticas identificadas no setor público brasileiro e suas consequências” é tema extremamente atual – e relevante.

Ele explica que no livro são enumeradas uma dúzia de casos onde os administradores públicos utilizaram de “contabilidade criativa” para maquiar superávits ou déficits nas contas de municípios, estados e União.

Entre os casos elencados, por exemplo, estão as “pedaladas fiscais” que derrubaram a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

“O mote da obra é enumerar esses casos, identificar a forma de operacionalizar, para que sirva como ferramenta de fiscalização em tribunais de contas ou órgãos legislativos”, comenta o autor.

Semana

A coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Ana Cláudia Rossetto Silva, comemora a realização da 19ª edição do evento e também frisa o caráter abrangente e atual dos assuntos discutidos na Semana Acadêmica.

“Uma das coisas que buscamos sempre”, diz Ana Cláudia, “é trazer profissionais do mercado para que os alunos tenham esse contado, façam esse network, além do estágio”. Ela explica que a ideia é conectar a teoria acadêmica com o elemento prático dos palestrantes.

“A programação está bem diversificada. Gestão de pessoas, gestão pública, marketing, neuromarketing, governança corporativa, transparência. Temas que estão acontecendo no Brasil e no mundo no ano do evento”.

Durante a Semana, também são feitas atividades de iniciação científica, como apresentação de artigos e seminários. Para o ano que vem, a coordenadora do curso adianta que também será realizado um evento internacional.

A 19ª Semana de Administração e Ciências Contábeis da Unimar começou na segunda-feira (18) vai até sexta-feira (22).

Ana Cláudia Rossetto Silva (Foto: Leonardo Moreno)

Auditório cheio em noite do evento (Foto: Alexandre Lourenção)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Servente é preso suspeito de abusar da sobrinha de cinco anos em Marília
  • 2
    Enfermeira e marido são presos com medicamento proibido em Marília
  • 3
    Justiça decreta prisão domiciliar de enfermeira e marido flagrados com remédio ilegal
  • 4
    Fiscalizações da ANP revelam riscos para quem abastece em Marília

Escolhas do editor

ALERTA
Apreensões de ‘emagrecedores’ pela PRF em Marília crescem 280%Apreensões de ‘emagrecedores’ pela PRF em Marília crescem 280%
Apreensões de ‘emagrecedores’ pela PRF em Marília crescem 280%
CLIMA
Previsão de semana chuvosa acende alerta contra dengue em MaríliaPrevisão de semana chuvosa acende alerta contra dengue em Marília
Previsão de semana chuvosa acende alerta contra dengue em Marília
ÁGUA E ESGOTO
Vinicius nomeia conselho que avaliará revisão de tarifasVinicius nomeia conselho que avaliará revisão de tarifas
Vinicius nomeia conselho que avaliará revisão de tarifas
VIOLÊNCIA SEXUAL
Servente é preso suspeito de abusar da sobrinha de cinco anos em MaríliaServente é preso suspeito de abusar da sobrinha de cinco anos em Marília
Servente é preso suspeito de abusar da sobrinha de cinco anos em Marília

Últimas notícias

Hospital das Clínicas de Marília anuncia 72 vagas temporárias para técnico de enfermagem
Departamento médico veta Lucas Lima para próximo jogo do MAC
Condenado por crime sexual é capturado pela PM em Júlio Mesquita
Justiça decreta prisão domiciliar de enfermeira e marido flagrados com remédio ilegal

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie