Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Atleta de Marília é destaque na Maratona do Rio de Janeiro

Esportes
02 de julho de 2022

Rafaela foi a quinta colocada na classificação geral da Maratona do Rio (Foto: DIvulgação)

A mariliense Rafaela Rocha atingiu o 5º lugar na classificação geral entre as mulheres da maratona disputada no dia 19 de junho, no Rio de Janeiro. Foi apenas a segunda vez que a atleta participou de uma prova desta modalidade.

Mesmo começando a disputa no segundo pelotão, Rafaela desbancou diversas adversárias da elite e agora começa a preparação para disputas de meia maratona.

A mariliense conheceu o esporte há 16 anos e a especialidade sempre foi prova de meio fundo. A atleta teve grande destaque nos 1.500 metros, disputando várias competições.

Em fevereiro deste ano, venceu a etapa Santander Track & Field Run Series Marília, correndo 5 km. Desde então, ela vinha se planejando para correr a Maratona no Rio de Janeiro, prova que os atletas precisam percorrer 42 quilômetros e 195 metros.

Rafaela antes da prova disputada no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

“A minha meta era tentar ficar entre as 20 primeiras, mas acabei ficando em quinto lugar na classificação geral, entre todas as mulheres que participaram da prova. Na minha categoria, entre 35 e 39 anos, fiquei em segundo lugar. Eu não corri no pelotão de elite, pois não tinha tempo classificatório em outras competições, mas agora, numa próxima maratona, poderei largar na elite B”, conta Rafaela.

Foi apenas a segunda vez que a atleta disputou uma maratona. A primeira foi em 2019, em Curitiba/PR. Com a pandemia, as provas foram interrompidas e ela teve que esperar para correr novamente.

Rafaela completou a Maratona do Rio com tempo líquido de 3 horas, 10 minutos e 56 segundos. Por não ser do pelotão de elite, a largada ocorreu alguns minutos depois.

A atleta cursa Fisioterapia e trabalha como terapeuta. A dedicação ao esporte é sempre nas horas vagas com a treinadora Aline Leatti, além de assistência do médico Lucas Piacenti e da nutricionista Thaís Alves. Ao Marília Notícia, Rafaela conta que a preparação para a prova no Rio começou quatro meses antes. A meta agora é correr nos próximos meses uma meia maratona, de 21 quilômetros, menos desgastante.

Chegada da prova do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)