MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
dom. 30 maio. 2021

Ativistas cobram instalação de comitê para acesso ao canabidiol

por Carlos Rodrigues

Familiares de pacientes com prescrição para o uso de canabidiol em Marília e ativistas que defendem o debate sobre a terapia medicamentosa – à base de maconha medicinal – cobram a instalação de um Comitê Municipal para discutir e ampliar o conhecimento sobre o tema.

Embora crescente, é incerto o número de pessoas na cidade que já fazem uso do óleo extraído da planta para o tratamento de diversas doenças.

Sem a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS), a necessidade do medicamento acaba virando demanda judicial.

Em Marília, além de famílias que conquistaram sentenças favoráveis para obter o remédio importado gratuitamente – na farmácia de Medicamentos Excepcionais do Estado (Medex) -, há ainda alguns casos de autorização para processamento e extração do óleo em casa.

Somente no Estado de São Paulo, nestes cinco primeiros meses do ano, os juízes de primeiro grau do Tribunal de Justiça (TJ) assinaram cerca de 60 decisões, com pedido de medicamento, em ações movidas contra o Poder Público.

Há ainda casos de habeas corpus concedidos para permitir o cultivo para fins exclusivamente medicinais, sem que haja sanções das autoridades.

Marília conta com duas entidades sobre o tema: a Associação Canábica em Defesa da Vida (Maléli) e a Associação Brasileira de Cannabis Medicinal (Abracamed).

A enfermeira, mãe de paciente e ativista da causa, Nayara Mazini, diz que o Comitê Municipal para discutir e ampliar o conhecimento sobre o tema ainda não foi instituído de maneira oficial por falta de vontade política.

“Existe um requerimento aprovado pela Câmara Municipal, já remetido à Prefeitura, que solicita ao prefeito municipal Daniel Alonso (PSDB) que institua esse grupo de trabalho. Assim, podemos reunir as associações canábicas, os conselhos (Saúde e da Pessoa com Deficiência), representantes do Judiciário, Ministério Público, as entidades médicas e outros organismos para avançar nessa questão”, diz.

Nayara, que viveu a experiência em casa, antes e depois de obter o canabidiol para a filha, afirma que a terapia medicamentosa mudou a qualidade de vida da família. “Posso afirmar, sem dúvidas, que é um tratamento que devolveu a vida à minha filhinha”, garante.

A ativista acredita que muitas pessoas que poderiam ter indicação médica não têm acesso ao medicamento. Pois, até a prescrição é desestimulada, já que o acesso envolve ação judicial, na maioria dos casos.

“Hoje ainda é um tratamento que só tem acesso os pacientes com dinheiro para pagar. O requerimento que objetiva a criação do Comitê precisa de uma resposta, um encaminhamento, para que as pessoas sem condições financeiras, vulneráveis socialmente, também tenham informação sobre o direito de acesso ao tratamento e, futuramente, que ele possa ser incorporado ao SUS”, conclui.

OUTRO LADO

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o documento [requerimento] tramita na pasta e uma resposta sobre a demanda deve ser encaminhada à Câmara no início desta próxima semana.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acidente entre caminhão e ônibus interdita a BR-153 em Guaimbê
  • 2
    HC confirma atendimento a sete vítimas de grave acidente na BR-153 em Guaimbê
  • 3
    Polícia Civil registra morte de catador de recicláveis em imóvel na zona sul de Marília
  • 4
    Homem procura a Polícia Civil para denunciar extorsão após encontro sexual em Marília

Escolhas do editor

AGOSTO LILÁS
Casa da Mulher Paulista avança, mas segue sem data para inauguraçãoCasa da Mulher Paulista avança, mas segue sem data para inauguração
Casa da Mulher Paulista avança, mas segue sem data para inauguração
MERCADO IMOBILIÁRIO
Feirão da CAP oferece apartamentos com móveis planejados no Alameda Lima 3Feirão da CAP oferece apartamentos com móveis planejados no Alameda Lima 3
Feirão da CAP oferece apartamentos com móveis planejados no Alameda Lima 3
TRÂNSITO
MN TV: Ultrapassar pela direita é um costume no trânsito de Marília?MN TV: Ultrapassar pela direita é um costume no trânsito de Marília?
MN TV: Ultrapassar pela direita é um costume no trânsito de Marília?
RODOVIAS
Acidente entre caminhão e ônibus interdita a BR-153 em GuaimbêAcidente entre caminhão e ônibus interdita a BR-153 em Guaimbê
Acidente entre caminhão e ônibus interdita a BR-153 em Guaimbê

Últimas notícias

Administração orienta visitantes a não alimentarem animais no Bosque Municipal
Veterinária formada pela Unimar integra pesquisa sobre futuro dos xenotransplantes
Janela Literária reúne histórias, clube de leitura e lançamento de livro em Marília
Rogerinho lança candidatura a deputado estadual em evento com apoio de Vinicius

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Marília Mattos Castanheira
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Marília Mattos Castanheira
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie