Ativista pede à Justiça Eleitoral a suspensão do rodeio
Apesar de autorizado pela Justiça, o Marilia Rodeo Music voltou à arena jurídica após o protocolo de uma representação na 400ª Zona Eleitoral de Marília nesta terça-feira (13), a apenas duas semanas do evento.
A advogada Dirce Maria Sentanin acusa o prefeito Daniel Alonso (PL) e o candidato ao governo municipal à sua sucessão, Ricardo Mustafá (PL) de usar a festa como “palco de propaganda eleitoral irregular”.
“Marcou o rodeio para o fim de agosto de 2024, às vésperas das eleições municipais, gastando dinheiro da Prefeitura a fim de patrocinar shows gratuitos, com artistas famosos, a 40 dias do pleito municipal”, afirma a denunciante.
A advogada pede “imediata suspensão” e “até o fim do ano” do evento caracterizado como “propaganda irregular com abuso de poder político e econômico” para “impedir que o prefeito e seu candidato utilizem a máquina pública de forma a tentar angarias votos”.
Procurada pelo Marília Notícia, a Prefeitura de Marília não havia se manifestado até esta publicação. Caso se posicione este texto será atualizado.
COMO SERÁ FEITO O RODEIO
Na festa de lançamento do Marilia Rodeo Music, na noite desta terça-feira (13), o prefeito Daniel Alonso (PL) afirmou que a cidade não gastaria “nenhum centavo” com o evento por ter recebido recursos por emenda parlamentar.
O evento será realizado em uma área pública de quase 450 mil metros quadrados no distrito de Lácio. Para tornar essa celebração possível, a Prefeitura de Marília lançou duas licitações, cada uma com um objetivo distinto, mas complementar.
Essencialmente, com as duas licitações, a Prefeitura oferecerá acesso gratuito para que a população assista às provas e shows. A primeira licitação visava contratar uma empresa para organizar o rodeio, enquanto a segunda selecionou a empresa responsável pela montagem da infraestrutura do evento.
A primeira licitação, já concluída, resultou na contratação da empresa Cleber Gonçalves de Oliveira Serviços Ltda., conhecida pelo nome fantasia Mega Eventos e Serviços. Localizada em Sud Mennucci-SP, a Mega Eventos tem vasta experiência na organização de rodeios e eventos similares em várias cidades do Brasil.
Em troca da organização completa do evento e da realização de shows com artistas de renome nacional, a empresa poderá explorar economicamente o rodeio por meio da venda de bebidas, alimentação, camarotes, estacionamento, entre outros serviços.
Nesta licitação, a Prefeitura concede o uso do espaço público à empresa especializada na organização de rodeios, no caso a Mega, que pagará R$ 22,7 mil ao município pela utilização da área. A vencedora da concorrência trabalhará em parceria com a Cirino Entretenimento, uma empresa local também experiente na realização de grandes eventos, e a Viola Show, empresa referência no ramo.
A empresa vencedora da segunda licitação será responsável por locar e montar arquibancadas e camarotes, fornecer cobertura, palco e camarins, instalar telões de LED, sistemas de som e iluminação, além de sistemas elétricos, decoração, mobílias, fechamento e banheiros químicos.
Todas as despesas da estrutura serão cobertas com transferências de recursos federais, provenientes de emenda parlamentar enviada pelo deputado federal Capitão Augusto (PL), em colaboração com sua esposa, a deputada estadual Dani Alonso (PL), filha do prefeito Daniel Alonso (PL).
A Prefeitura justifica a realização do rodeio como uma forma de oferecer lazer e cultura à população, atraindo visitantes da região e proporcionando momentos de descontração para as famílias. Além disso, o evento é visto como uma oportunidade de impulsionar a economia local, beneficiando setores como hotelaria, gastronomia e comércio, gerando empregos diretos e indiretos.