MN Logo

11 anos. Mais de 96 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
qua. 09 abr. 2025
ACOLHIMENTO

Apresentação dos programas apadrinhamento e família acolhedora lota teatro

Iniciativa busca dar mais qualidade de vida para crianças acolhidas.
por Marília Notícia
Evento contou com a palestra da juíza titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Marília (Foto: Divulgação)

A apresentação dos programas sobre apadrinhamento e família acolhedora, promovida pela Prefeitura de Marília, em parceria com a Vara da Infância e da Juventude, lotou o Teatro Municipal Waldir Silveira Mello na manhã desta terça-feira (8).

O evento contou com as palestras da juíza titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Marília, Thais Feguri Krizanowski Farinelli; e da psicóloga especialista em políticas públicas, Janaína Darli Duarte Simão.

Estiveram presentes diversas autoridades, como os vereadores Danilo Bigeschi (presidente da Câmara), Delegado Wilson Damasceno e Professor Galdino da Unimar; os secretários municipais Paloma Libanio (Saúde), Sandra Roim (Cidadania), Cilmara Carreiro (Educação) e Fernandes Baratela (Suprimentos); e a diretora regional da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), Helide Maria Parreira.

Psicóloga especialista em políticas públicas também participou da oportunidade (Foto: Divulgação)

O público-alvo contou com representantes do Lions Club, Rotarys Club, associações e entidades que apoiam crianças, agentes comunitários de saúde; entre outros.

O Programa Família Acolhedora visa garantir a convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes que necessitem de afastamento temporário do convívio de sua família. Pretende ainda estimular o potencial de solidariedade da comunidade local e, em simultâneo, apoiar e humanizar o cuidado destinado às crianças e adolescentes do município no momento em que mais precisam.

Público-alvo contou com representantes do Lions Club, Rotarys Club, associações e entidades (Foto: Divulgação)

Já o Programa de Apadrinhamento é uma política voltada para crianças e adolescentes que, preferencialmente, estejam em acolhimento de longa permanência, com o intuito de possibilitar a construção de vínculos, convivência familiar e comunitária, bem como a formação de uma rede de apoio, previsto pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Os dois programas ajudam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, mas de formas diferentes. O Apadrinhamento oferece apoio emocional e/ou material, sem substituir a família, enquanto a Família Acolhedora cuida da criança ou adolescente temporariamente, até que uma solução definitiva seja encontrada.

Programa Família Acolhedora visa garantir a convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes (Foto: Divulgação)

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, falou sobre o evento. “Foram palestras importantes e enriquecedoras. E certamente vem ao encontro da gestão do prefeito Vinicius, que é cuidar das pessoas. Só temos que agradecer às vindas da juíza Thais e da psicóloga Janaína e por nos trazer grande conhecimento sobre Apadrinhamento e Família Acolhedora. Estamos juntos para fazer o que for melhor para as pessoas”.

Já a secretária municipal da Cidadania, Sandra Roim, disse que o evento foi muito importante para Marília. “Foi um momento importante para nós, marilienses, pois temos a responsabilidade do trabalho. O lema da gestão é Marília que Cuida e esses temas permitem que a gente leve afeto, calor humano e responsabilidade as nossas crianças e adolescentes. Isso depende de cada um de nós e, para que dê certo, contamos com o apoio de cada mariliense. Essa parceria permitirá que avancemos cada vez mais nas nossas políticas públicas”.

Programa de Apadrinhamento é uma política voltada para crianças e adolescentes (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo Bigeschi (PSDB), parabenizou as palestrantes. “É uma alegria enorme estarmos aqui nesse evento e parabenizo a Thais e a Janaína por todos os ensinamentos que trouxeram e compartilharam com a gente. Não tenho dúvida que avançaremos muito nessa pauta, com o apoio de todos. A Câmara está à disposição para apoiar toda iniciativa que beneficie a nossa população”.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Jovem de 23 anos tenta contra a própria vida e morre na Santa Casa de Marília
  • 2
    Pais são convocados para reunião sobre fechamento de turmas; Secretaria nega decisão
  • 3
    Idoso envolvido em acidente fatal na BR-153 presta depoimento
  • 4
    Quadrilha que usava tecnologia para furtar caminhonetes de luxo é desarticulada

Escolhas do editor

EMPREGO
Oito em cada 10 novas empresas são de trabalho por conta própriaOito em cada 10 novas empresas são de trabalho por conta própria
Oito em cada 10 novas empresas são de trabalho por conta própria
CONCURSO
Marília recebe 1ª Batalha do Hot Dog, para quem come mais cachorro-quenteMarília recebe 1ª Batalha do Hot Dog, para quem come mais cachorro-quente
Marília recebe 1ª Batalha do Hot Dog, para quem come mais cachorro-quente
PERDA
Morre Luiz Antonio Albertoni, o ‘Tonhão’, aos 71 anos, em MaríliaMorre Luiz Antonio Albertoni, o ‘Tonhão’, aos 71 anos, em Marília
Morre Luiz Antonio Albertoni, o ‘Tonhão’, aos 71 anos, em Marília
DOCUMENTO
Mais de seis mil pessoas podem ter título cancelado pela Justiça EleitoralMais de seis mil pessoas podem ter título cancelado pela Justiça Eleitoral
Mais de seis mil pessoas podem ter título cancelado pela Justiça Eleitoral

Últimas notícias

Rede municipal de Educação promove 62 festas juninas em Marília entre junho e agosto
Prefeitura realiza vacinação contra influenza e Covid no Marília Shopping
Esse tipo de musgo pode estar sufocando sua planta sem você notar
Por que a Lua parece maior quando está no horizonte

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie