Desde 2014, mais de 46000 artigos.
,/2020

Apenas 11 dos 146 leitos para Covid-19 estão ocupados, diz secretário

Cidade
22 de maio de 2020

Secretário da Saúde, Cássio Luiz Pinto, e chefe da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

O secretário da Saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto, declarou nesta sexta-feira (22) que dos 146 leitos clínicos e de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) reservados em Marília para pacientes positivos ou suspeitos para Covid-19, apenas 11 estão ocupados.

Isso significa uma taxa de ocupação de 7,5% e mostra que a cidade continua com o indicador baixo. Segundo Cássio, os três hospitais do município mantém 42 leitos de UTI reservados para sintomáticos do novo coronavírus. Do total, apenas quatro estariam ocupados nesta data.

No caso dos leitos clínicos, em enfermarias, são 104 reservados – e sete estariam ocupados. O chefe da Saúde municipal não deu detalhes sobre a distribuição desses pacientes por hospitais. Ele se manifestou através de transmissão ao vivo no Facebook junto com o prefeito Daniel Alonso (PSDB).

Um dos três critérios anunciados pelo governador João Doria (PSDB) para que haja flexibilização das restrições às atividades econômicas é justamente a ocupação de leitos abaixo de 60%.

Este é o único item que Marília atende, já que os outros envolvem queda no número de casos confirmados e índice de isolamento social acima de 50%.

Os casos vêm aumentando no município e esta semana, entre segunda (19) e quarta-feira (20), o índice médio de isolamento medido pelo governo estadual através das empresas de telefonia móvel ficou em 42%.