

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
A região intermediária de Marília se destacou entre as mais seguras do Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. Com uma taxa de 6,4 Mortes Violentas Intencionais (MVIs) por 100 mil habitantes, ficou em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas de Pouso Alegre (MG), que registrou índice de 6,1.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), Marília registrou 13 homicídios em 2024 e, até o momento, dois casos em 2025, tendo como vítimas Antonio Silva Pereira e Juan Jose Garcia Rivera. Os números refletem um cenário positivo para a segurança pública na região, em contraste com a realidade de outras partes do país.
No extremo oposto, a região intermediária de Macapá (AP) liderou o ranking das mais violentas, com taxa de 76,1. Na sequência, aparecem Ilhéus (BA), com 61,7, e Salvador (BA), com 61,3. No estado de São Paulo, a região mais violenta foi a de São José dos Campos, com índice de 14,5.
O levantamento, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, analisou microdados de registros policiais e informações das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e Defesa Social. Em nível estadual, São Paulo apresentou a menor taxa de MVI do país (7,8), seguido por Santa Catarina (8,9) e Distrito Federal (11,1). Por outro lado, Amapá (69,9), Bahia (46,5) e Pernambuco (40,2) figuraram entre os estados mais violentos.
O estudo também apontou que as regiões norte e nordeste continuam sendo as mais afetadas pela violência, impulsionada por conflitos entre facções criminosas e altos índices de letalidade policial. Destaque também para o Mato Grosso, que registrou crescimento de 8,1% nas MVIs e um aumento expressivo de 47% nas tentativas de homicídio entre 2022 e 2023.