Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Alunos passam por avaliação da Secretaria da Educação

Cidade
02 de setembro de 2014

SAREM COLETIVOFoi aplicada nesta terça-feira, a primeira prova da 11ª edição do Sarem (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília). Os 1.632 alunos de 67 salas de 4ª das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) fizeram a avaliação de Língua Portuguesa.

Primeiramente, os alunos foram submetidos a questões de múltipla escolha, a partir de diferentes gêneros textuais. Depois, tiveram uma produção textual de gênero narrativo, o chamado conto.

Já nesta quarta feira, dia 3, será aplicada a avaliação de Matemática com 10 situações problema. Em cada uma delas, os alunos deverão encontrar a resposta.

A secretária da Educação, Fabiana Cruvinel, explicou que cada prova terá duração de uma hora e meia. “Após a aplicação, a aula será normal para os alunos em cada escola. O Sarem, é um sistema de avaliação  para apurar o rendimento dos estudantes da rede municipal de Marília, assim como ocorre com os governos Federal (Saeb) e do Estado (Saresp). Todos os alunos de quarto ano farão a avaliação. Isso servirá de parâmetro para planejamentos futuros. É uma forma de levantar coletivamente nessas duas disciplinas o que vai bem e o que precisará ser melhorado. Com isso, os resultados não possuem  caráter classificatório”, explicou Fabiana.

As avaliações foram preparadas pela equipe pedagógica da Secretaria municipal da Educação. Os aplicadores da prova serão os próprios professores da rede sob supervisão dos coordenadores das escolas municipais. Caberá também a uma equipe da Secretaria a correção.