Desde 2014, mais de 49000 artigos.
,/2020

Alunos da Unimar ajudam em estratégia de gestão da Acim

Cidade
23 de junho de 2020

Projeto Gestão empresarial realizado pelos acadêmicos do sétimo termo de Administração. (Foto: Divulgação)

Os acadêmicos do sétimo termo do curso de Administração da Universidade de Marília (Unimar) finalizaram as atividades do primeiro semestre apresentando projetos de consultoria empresarial para a Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM). Através da parceria, os acadêmicos vivenciaram a rotina da organização e desenvolveram estratégias que tem como objetivo auxiliar no processo de gestão e comunicação.

De acordo com a Coordenadora do curso de Administração da Unimar, Ana Cláudia Rossetto, o resultado do projeto demonstrou a qualidade dos acadêmicos. “O projeto é incrível e realiza um trabalho extremamente importante de trazer os empresários para dentro do curso de Administração, proporcionando a vivência profissional e contribuindo para que os alunos se sintam mais seguros e mais motivados. O resultado foi o que vimos hoje, futuros administradores fortes e preparados para encarar o mercado de trabalho”, ressalta.

O projeto foi desenvolvido na disciplina de Gestão Integrada, ministrada pelo docente Dr. Carlos Francisco Bitencourt Jorge. O sétimo termo foi dividido em quatro grupos e em contato com a diretoria da Acim, entenderam os processos de trabalho e as dificuldades encontradas no dia a dia. A partir destas questões, os acadêmicos buscaram estratégias.

Segundo o docente, o trabalho foi desenvolvido ao longo do semestre e desde o começo eles mostraram que estão aptos para o mercado de trabalho. “O que vimos hoje foi uma apresentação com entrega, não simplesmente uma teorização sem aplicação. A ideia era que os alunos desenvolvessem o projeto utilizando todos os conteúdos que estudaram ao decorrer dos anos. O objetivo é que tenhamos outras construções, com outras técnicas e conhecimento sobre administração no segundo semestre”, conta.

Para o acadêmico Alessandro Angelo, o projeto trouxe a prática das matérias trabalhadas em sala de aula. “Quando o professor explicava o conteúdo a gente não tinha a real noção da problemática e as soluções. Através do projeto, obtivemos estas experiências e conseguimos entender a rotina empresarial, assim pensando em soluções para atender a empresa da melhor forma possível”, enfatiza.

O Superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília, José Augusto Gomes, destacou a qualidade das estratégias apresentadas. “Os alunos apresentaram trabalhos de extrema qualidade que com certeza trouxe uma série de insights positivos para que nós possamos rever alguns pontos dentro da nossa gestão, especialmente na comunicação. Apresentaram dicas e informações importantes para que possamos implementar no dia a dia das atividades e, com isso melhorar ainda mais o atendimento a comunidade de forma geral. Mais uma vez parabéns a Unimar pelo excelente trabalho realizado com estes alunos que estão preparadíssimos para o mercado”, ressalta.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, destacou a parceria com a ACIM e o trabalho realizado pelos acadêmicos. “Quero agradecer a ACIM que abriu as portas para que nossos alunos pudessem mergulhar nos pontos fortes e nos pontos a serem melhorados. Não é qualquer empresa que recebe os estudantes e quero destacar quão importante a Associação Comercial foi neste processo. Esta noite vivenciamos algo muito especial, mesmo diante de uma pandemia, cheio de adversidades e dificuldades nossos alunos conseguiram fazer do limão uma limonada e apresentar algo de concreto para nosso parceiro.

Os quatro grupos com certeza terão os conteúdos absorvidos pelos membros da Associação, porque mostraram a todos nós que já estão prontos para o mercado de trabalho”, finaliza.