Alta de casos da dengue faz Bauru adotar atendimento exclusivo
A Prefeitura de Bauru (distante 110 quilômetros de Marília) informa que a partir desta quarta-feira (15) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Bela Vista e do Geisel terão atendimento exclusivo para casos suspeitos de dengue.
A medida tem como objetivo reduzir a espera nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), após brusco aumento de casos da doença.
Os pacientes que tiverem febre e dor no corpo devem procurar a UBS do Bela Vista ou a UBS do Geisel, de segunda a sexta-feira das 7h às 23h, e aos sábados das 8h às 18h. Em caso de dor na barriga, vômito e diarreia persistente, a pessoa deve procurar a UPA.
Por conta da alteração, estas duas UBSs não realizarão consultas e aplicação de vacinas a partir desta quarta-feira. As demais UBSs e Unidades de Saúde da Família (USFs) não terão alteração nos atendimentos e seguem com a atenção primária à saúde, incluindo a aplicação de vacinas e consultas.
Nos próximos dias, a Secretaria da Saúde deve reativar o espaço onde funcionava o PAC, ao lado do Pronto-Socorro Central (PSC) para atendimento de casos de dengue.
Neste ano, a cidade já contabiliza 719 casos autóctones (contraídos no município), dos quais 12 com sinais de alarme, oito casos importados e um óbito confirmado.
Uma menina identificada como Ana Júlia Alves Antônio, de nove anos, morreu na madrugada desta última segunda-feira (13) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bela Vista, em Bauru (distante 110 quilômetros de Marília), com suspeita de dengue. Ela aguardava uma vaga para internação em hospital.