MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Variedades
sex. 25 nov. 2022

Alexandre Frota desiste de participar da transição em Cultura

por Agência Estado

O deputado federal Alexandre Frota (PROS-SP) anunciou na noite desta quinta-feira, 24, que declinou do convite para integrar a equipe de Cultura da transição de governo. A indicação de seu nome para o cargo na última terça-feira, 22, recebeu uma enxurrada de críticas de artistas e intelectuais. Ex-apoiador de Jair Bolsonaro (PL), o ator e parlamentar se disse vítima de “preconceito” e explicou que a recusa é para evitar “problemas”.

Uma das críticas de maior projeção nas redes sociais veio do ator Zé de Abreu, que foi ao Twitter na terça-feira afirmar que “nem Bolsonaro teve o desplante de aliar Frota à Cultura”. Após o deputado do PROS anunciar a desistência do cargo, Abreu voltou à rede e disse: “Vitória! Grande dia.”

A escritora e antropóloga Lilia Schwarcz afirmou que a indicação de Frota era seu “limite”. Ela argumentou que Frota acumula “tudo de ruim em seu currículo” e lembrou que ele se elegeu na onda bolsonarista de 2018. “Frota não tem nada a ver com Comissão de Cultura; (…) se trata de uma pessoa descontrolada e volúvel (…) que não respeita os artistas (…) e é um machista empedernido”, publicou.

Frota classificou os ataques como “covardes” e que o “preconceito” de que é vítima vem de um grupo que prega “diversidade, oportunidades pra todos e respeito às diferenças”. “Como estou de boa e não quero problemas, vou ficar com minha família e declinar do convite. Obrigado”, escreveu,

Frota se descolou do bolsonarismo no primeiro ano de mandato do presidente, após ser expulso do PSL por criticar Bolsonaro. Ele passou a ser crítico do governo desde então, e declarou voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral deste ano.

Para sustentar a nomeação, o PT afirmou que o deputado foi indicado ao cargo pelo PROS, partido que integrou a coligação pela qual Lula se elegeu; o partido do presidente eleito também almejava o voto de Frota na PEC da Transição.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie