MN Logo

11 anos. Mais de 97 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
sáb. 12 mar. 2022

Ainda sobre cães e gatos

por Décio Mazeto

Ninguém ignora que ultimamente a sociedade vem tomando consciência da necessidade de evitar agressões injustificadas aos animais, domésticos ou não, num admirável assomo de amor aos irracionais que, tal como nós, têm o direito de viver neste planeta. Assim, no longínquo ano de 1.968 foi editada a lei de crimes ambientais que pune com rigor quem tira a vida de animais
silvestres ou a prejudica, proibindo expressamente as condutas de matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. Mais adiante, ainda no propósito de proteger a vida de cães e gatos, editou-se a Lei 14.064/20 que estabeleceu penas rigorosas quando os maus tratos ocorrerem contra cães e gatos, fixando-as de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição de guarda.

Finalmente, ainda em sede de proteção a esses viventes, editou-se, em 20 de outubro de 2.021 a Lei 14.228/21, tenho entrado em vigor nos últimos dias de fevereiro deste ano e que estabelece a seguinte regra:” Fica vedada a
eliminação da vida de cães e de gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres, com exceção da eutanásia nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais.”

Como se constata, há uma severa preocupação por parte do Poder Público em proibir qualquer tipo de eliminação injustificada da vida de cães e gatos por parte dos órgãos oficiais, a não ser que haja motivação oriunda de doenças graves ou enfermidades incuráveis. Porém, há uma questão a ser colocada: a legislação contempla a hipótese de eliminação de cães e de gatos, não se referindo a outros animais. Será que outros animais não estão sob a salvaguarda da lei? Ora, se lei não os protege, nesse particular, incumbirá ao Poder Judiciário dirimir a questão, estendendo ou não o mesmo benefício o a todos os outros, de que espécie forem e que conosco convivem.

De todo modo, o que resta da análise dessas regras legais, é que a sociedade vem tomando consciência da necessidade de fixar condutas pacificadoras entre gente e bicho, já que todos possuem o inalienável direito de sobreviverem neste mundo, sem que estes venham a sofrer agressão daqueles.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motorista alcoolizado deixa dois jovens feridos na SP-294 em Marília
  • 2
    Soldador suspeito de abusar da enteada reage com violência e acaba preso
  • 3
    Justiça pronuncia a júri popular delegado mariliense
  • 4
    PAT de Marília oferece 30 vagas de emprego com salários de até R$ 2,8 mil

Escolhas do editor

PODER JUDICIÁRIO
Justiça pronuncia a júri popular delegado marilienseJustiça pronuncia a júri popular delegado mariliense
Justiça pronuncia a júri popular delegado mariliense
OPINIÃO
Quem lucra com a proibição das sacolas?Quem lucra com a proibição das sacolas?
Quem lucra com a proibição das sacolas?
MÍDIA
Anatel cassa autorização de operação da Rádio Diário FM de MaríliaAnatel cassa autorização de operação da Rádio Diário FM de Marília
Anatel cassa autorização de operação da Rádio Diário FM de Marília
CLIMA
Marília inicia semana de sol e tempo firme, sem previsão de chuvasMarília inicia semana de sol e tempo firme, sem previsão de chuvas
Marília inicia semana de sol e tempo firme, sem previsão de chuvas

Últimas notícias

Poupança tem entrada líquida de R$ 2,1 bilhões em junho, aponta Banco Central
Donald Trump ameaça países que se alinhem ao Brics com tarifa de 10%
‘As pessoas que não estão no poder não sabem como a gestão da Cultura é difícil’, diz Taís
Motorista alcoolizado deixa dois jovens feridos na SP-294 em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie