MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil
sáb. 12 out. 2024
TEMPORAL

Aglomerado de nuvens cumulonimbus provocou tempestade em São Paulo

Na região, três pessoas morreram em decorrência de estragos com a chuva.
por Folhapress

O temporal que provocou a morte de uma pessoa e deixou ao menos outras duas em estado grave na região metropolitana de São Paulo na noite desta sexta-feira (11) foi provocado pela passagem de uma aglomerado de nuvens do tipo cumulonimbus, segundo explicou a Climatempo.

De acordo com a agência, essas nuvens se formaram em muitos locais do estado de São Paulo – em Bauru, a cerca de 330 km da cidade de São Paulo, três pessoas morreram – e foram as responsáveis pela chuva intensa, as fortes rajadas de vento e os raios.

“Esse tipo de nuvem é bastante comum no Brasil e se forma quando há grande disponibilidade de umidade e uma atmosfera aquecida”, afirma a agência. “Esta situação foi observada nesta sexta-feira em todo o estado de São Paulo.”

Também de acordo com a Climatempo, a formação dessas nuvens foi estimulada pela passagem de uma frente fria pela costa de São Paulo, pela presença de uma baixa pressão atmosférica que está entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul.

“As nuvens muito carregadas que passaram sobre a região da grande São Paulo na noite desta sexta-feira vieram da região de Sorocaba, como mostra a imagem do radar meteorológico do IPmet/Unesp”, diz.

Dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo, mostram que nas regiões da Vila Maria e da Vila Medeiros, na zona sul, o acumulado de chuva chegou a 20,8 mm até às 20h50.

A partir de informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a Climatempo, afirmou que rajadas de vento atingiram 108 km/h na região de Interlagos, na zona sul, mais atingida pela ventania.
É na zona sul que fica o Shopping SP Market. Parte da fachada do centro comercial voou por causa do vento e o parte do forro caiu. Não há relatos de feridos.

Trechos inteiros da rede elétrica foram derrubados por causa da chuva e de rajadas de até 87 km/h, diz a concessionária Enel. Há relatos de apagões na capital paulista desde o início da noite.

As regiões oeste e sul da cidade foram as mais afetadas, segundo a concessionária, além dos municípios Carapicuíba, Taboão da Serra, Cotia, Osasco e Barueri.

Mais cedo, a Climatempo havia informado que haveria temporal neste sábado (12) na região metropolitana. Com a chuva forte da noite desta sexta, a agência reviu a previsão.

A Grande São Paulo pode ter chuva na madrugada e manhã deste sábado, mas no decorrer da tarde o risco diminui e o sol aparece entre muitas nuvens, afirma. O ar fica abafado e a temperatura pode chegar aos 28°C.

Para o domingo (13), a Climatempo prevê um dia com períodos de sol entre muitas nuvens e a temperatura amena. “A presença de ventos frios, de origem polar, e a nebulosidade vão dificultar a elevação da temperatura”, diz.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 2
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 3
    Pintor é preso após a descoberta de oito pés de maconha em quintal na zona oeste
  • 4
    ‘Feirinha da droga’ é flagrada em cruzamento da zona oeste e suspeito acaba preso

Escolhas do editor

MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
DA RIMA À TRANSFORMAÇÃO
Hip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em MaríliaHip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em Marília
Hip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em Marília
FUTEBOL
MAC encara o Paulista de Jundiaí neste sábado pela Série A3 no AbreuzãoMAC encara o Paulista de Jundiaí neste sábado pela Série A3 no Abreuzão
MAC encara o Paulista de Jundiaí neste sábado pela Série A3 no Abreuzão

Últimas notícias

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão
Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
Detran de São Paulo tira teste de baliza para exame da CNH e tem novas regras
Adolescentes investigados pela morte do cão Orelha em SC voltam ao Brasil após viagem

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie