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Marília
sex. 02 ago. 2024
ORDEM DE DESPEJO

Aeroclube onde nasceu Latam depende de acordo para evitar despejo

Audiência agendada para próxima semana pode ser última tentativa de conciliação antes de reintegração.
por Rodrigo Viudes
Hangares e frotas do Aeroclube de Marília, um dos mais antigos em atividade no Brasil (Foto: Divulgação)

Uma das mais antigas escolas de formação de pilotos do país e “berço” da fundação da companhia aérea TAM (atual Latam), o aeroclube de Marília corre o risco de ser despejado do aeroporto de Marília.

As dependências utilizadas desde 1940 como diretoria, secretaria e salas de aula e também os hangares são reivindicados pela Rede Voa, concessionária que administra aeródromo mariliense desde março de 2022.

Em maio, a empresa notificou o aeroclube para que desocupasse a área em 15 dias devido à não renovação do Termo de Cessão de Uso de Área Aeroportuária a Título Gratuito com o extinto Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

Aeroclube recebeu ordem de despejo (Foto: Divulgação)

“A empresa nos ofereceu uma proposta de regularização fora de nossa capacidade econômica”, afirmou o diretor social do Aeroclube de Marília, o piloto João Victor Mendes.  A entidade é mantida financeiramente por voluntários.

AUDIÊNCIA

Sem acordo com a entidade, a Rede Voa impetrou em julho uma ação de reintegração de posse, com pedido de liminar, na Vara da Fazenda Pública de Marília. No pedido, a empresa avalia o impasse como “inaceitável”.

“A Voa SE tem direito à totalidade da área aeroportuária, por prazo contratualmente estabelecido com o Governo do Estado e a Artesp, até mesmo para que possa cumprir integralmente os termos estabelecidos no contrato de concessão”, afirma a defesa da concessionária.

Em sua primeira decisão no processo, o juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz agendou “audiência de tentativa de conciliação” entre concessionária e aeroclube para a próxima terça-feira (6), às 15h.

Unidade local é uma das primeiras escolas de pilotos do país (Foto: Divulgação)

FUTURO INCERTO

Na mesma decisão, o juiz diz ainda que não houver acordo, “haverá deliberação acerca da liminar postulada pela Voa SE”. No pedido, a empresa pede “reintegração imediata, com autorização de arrombamento e adoção de força policial, se necessário”.

“São ações totalmente desnecessárias e desrespeitosas com a história do aeroclube. Se a Voa estiver disposta a um valor que esteja dentro da capacidade econômica do aeroclube, poderíamos viabilizar”, afirmou Mendes.

Em caso de despejo, o aeroclube teria que viabilizar um novo espaço para continuar seus cursos de piloto de avião e planadores e comissário de bordo e ainda guardar sua frota de quatro aeronaves e dez planadores.

OUTRO LADO

Procurada pelo Marília Notícia, a Rede Voa informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que tem notificado o aeroclube local “desde o final de 2023” e que “demais entidades de aeroclubes que compõem os 16 aeroportos já revisaram seus contratos, restando tão somente o deste município.”

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