Adiada duas vezes, Maratona de Marília frustra atletas e corredores
A Maratona de Marília, inicialmente prevista para o dia 23 de março, foi adiada duas vezes e agora está remarcada para 10 de agosto. O vai e vem de datas frustrou atletas e corredores, especialmente os que viriam de cidades da região e chegaram a reservar hospedagem para um evento que não aconteceu.
Segundo a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Selj), o motivo do adiamento seria o atraso da empresa organizadora, Magna Run, no pedido de autorização junto à Federação Paulista de Atletismo (FPA). O protocolo foi feito apenas no dia 5 de março, menos de três semanas antes da data original da corrida.
A Federação ainda concedeu prazo adicional para que a organização enviasse documentos complementares, mas o prazo venceu no dia 17. No dia seguinte, 18 de março, a Magna Run anunciou que a prova não ocorreria mais em março, e que havia sido adiada para 27 de julho. A justificativa dada foi uma alteração no percurso: em vez dos 42 quilômetros tradicionais, a prova seria disputada em duas voltas de 21 quilômetros, o que, segundo a empresa, garantiria melhor suporte aos atletas.
Poucos dias depois, um novo adiamento foi anunciado. Como a data de 27 de julho coincide com a realização da SP City Marathon, na capital paulista, a organização optou por transferir novamente o evento — agora para 10 de agosto.
A Federação Paulista de Atletismo informou que, durante a análise do pedido, foram solicitados ajustes e documentos obrigatórios para a segurança dos participantes, entre eles a indicação de um responsável médico oficial para o evento.
A Magna Run afirma que todas as inscrições seguem válidas para a nova data. Quem não puder participar pode solicitar reembolso ou outras alternativas por meio do e-mail magna_run@outlook.com.br. Caso não consigam o valor, atletas e corredores podem procurar o Procon de Marília na avenida das Indústrias, 294, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento também é feito pelo (14) 3401-2466, no Procon Marília ou procon@marilia.sp.gov.br.