Adiada duas vezes, 1ª Maratona Internacional de Marília é cancelada
A Magna Run, organizadora da 1ª Maratona Internacional de Marília, que aconteceria neste domingo (10), anunciou o cancelamento da prova. A decisão, comunicada pela empresa nesta semana, foi motivada, segundo nota oficial, por questões técnicas e administrativas internas, “priorizando a saúde e segurança dos participantes.”
O evento já havia sido adiado duas vezes. Inicialmente previsto para 23 de março, foi transferido para 27 de julho, mas a nova data coincidiu com a SP City Marathon, em São Paulo, levando a um segundo adiamento, para 10 de agosto.
De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Selj), o primeiro adiamento ocorreu porque o pedido de autorização à Federação Paulista de Atletismo (FPA) foi protocolado apenas em 5 de março, menos de três semanas antes da data original.
A FPA concedeu prazo para a entrega de documentos complementares, que venceria em 17 de março. Sem o envio completo, a organização anunciou novo adiamento. Entre as exigências estavam ajustes de segurança e a indicação de um médico oficial para o evento.
Houve também mudança no percurso: em vez dos tradicionais 42 quilômetros, a prova teria duas voltas de 21 quilômetros, para facilitar a oferta de água e frutas aos atletas durante o trajeto.
Com o cancelamento definitivo, em nota, a Magna Run afirmou que todas as inscrições serão reembolsadas integralmente, com possibilidade de transferência para outra prova ou envio do kit de participação.
As orientações serão encaminhadas por e-mail nas próximas semanas. Quem não conseguir o ressarcimento poderá procurar o Procon de Marília, presencialmente no Ganha Tempo, por telefone ou e-mail.
A organização declarou contar com apoio da FPA, do Departamento de Corrida de Rua e do Departamento Jurídico para conduzir o processo “com transparência e segurança”.