Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Acim alerta comerciantes de Marília para o “Golpe do Depósito”

Cidade
13 de junho de 2014

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) alerta os comerciantes em geral para novo golpe que vem sendo aplicado na cidade, denominado de “Golpe do Depósito”, em virtude do sistema utilizado pelos bandidos. “Mais uma vez o comerciante é a vítima”, disse o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira, ao tomar conhecimento sobre a ação da quadrilha, diante de um comerciante local que foi vítima neste caso.

“Como se não bastassem os golpes tradicionais, ainda surgem outros para se aproveitar do comerciante”, comentou o dirigente ao fazer o alerta para que comerciantes, polícia e demais vítimas em potencial, fiquem atentos.

O golpe é aplicado através do telefone. O bandido se apresenta com falsa identidade, utilizando-se de um nome conhecido da comunidade, e solicita um orçamento para compra de produtos. O pagamento é combinado via depósito para uma conta bancária. Em seguida o criminoso realiza um depósito através de caixa eletrônico com o envelope vazio, porém, o sistema bancário informa a entrada do valor do depósito na conta imediatamente, antes mesmo da abertura do envelope para conferência, o que significa a comprovação da entrada, temporariamente.

Após a transação o criminoso telefona novamente alegando que o depósito foi realizado equivocadamente com valor acima do orçamento, e pede que a empresa transfira a diferença, mas desta vez para uma outra conta bancária. O golpista não está interessado no produto, que é apenas um pretexto para o golpe, mas sim na transferência do dinheiro. Por isso, fiquem atentos comerciantes!